O e-book Caminhos verdes: interfaces saúde e ambiente para o desenvolvimento sustentável traz reflexões sobre soluções ambientais para cidades mais saudáveis. O livro digital organizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) é gratuito e traz propostas para qualidade do ar, gestão de resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável no ambiente urbano, mitigação às crises planetárias e atenção à saúde.
Os organizadores são os professores Leandro Luiz Giatti e Thiago Nogueira, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e a pesquisadora Ana Júlia Lemes. Mas conta com a contribuição de diversos grupos de estudos e pesquisadores de outras universidades que trabalham com meio ambiente, saúde e sustentabilidade.
Os professores esperam que as sugestões para infraestrutura urbana melhorem a saúde pública e que sirvam como material complementar aos responsáveis pelas políticas públicas. O material da USP também é gratuito, como parte do compromisso da universidade de levar à sociedade o acesso ao conhecimento científico e técnico produzido na academia.
Livro
O livro de 401 páginas está dividido em cinco partes com os seguintes temas: qualidade do ar, gestão de resíduos sólidos, infraestrutura verde, serviços ambientais e saúde pública. Mas a pesquisa é toda relacionada a cidade de São Paulo, por causa das emissões em áreas de tráfego intenso.
“Trabalhamos muito com saneamento ambiental, trazendo experiências e investigações relacionadas a problemas de gestão de recursos hídricos, esgoto e tecnologia do saneamento”, afirma o professor Leandro Luiz Giatti.
Como traz o título do livro, o foco é uma infraestrutura verde para mitigar a poluição urbana e como as cidades podem proteger os serviços ecossistêmicos na conservação da biodiversidade. Então, os pesquisadores avaliam a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) e os programas ambientais da cidade como um possível modelo para outros municípios.
“Pensamos na sustentabilidade e temos conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de uma grande convergência com temas que dialogam com a mitigação climática e a emergência climática global. Por isso, trouxemos estudos que abordam a adaptação às mudanças climáticas e que dialogam com os serviços ecossistêmicos relacionados”, conta Giatti.
*Com Jornal da USP
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar e o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.
Leia mais: