Uma confeiteira desenvolveu um sorvete natural, em que não há a utilização da gordura hidrogenada. O produto feito por Conceição Lage tem como base o azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma. Não há alteração no sabor do sorvete.


O produto é considerado saudável, rico em vitamina A, E, antioxidantes, entre outros benefícios. Em 7 litros de água são utilizados 150 ml do óleo de palma, na mesma proporção seria preciso usar pouco mais de 1 kg.


“O sabor do sorvete fica melhor e usamos apenas um pouco para dar a cremosidade no sorvete, enquanto que a gordura hidrogenada faz muito mal e precisaríamos usar numa grande quantidade para dar a cremosidade no sorvete”, disse a confeiteira.


Conceição Lage vende o produto na gelateria Di Maria, situada no Jardim da Luz, em Goiânia. Ela trabalha no ramo há seis anos e há cinco usa diretamente o óleo de palma.


A confeiteira explicou que o produto pode ser aplicado em sorvete de qualquer sabor. Ela relatou que o produto não leva nenhum conservante.

OMS

Um relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS, revela que 5 bilhões de pessoas, em todo o mundo, ainda permanecem desprotegidas da gordura trans, aumentando o risco de doenças cardíacas e morte.


Em 2018, a agência pediu, pela primeira vez, a eliminação global da gordura trans produzida industrialmente, com uma meta definida para este ano.


De acordo o relatório da OMS, a criação de políticas de melhores práticas para a população aumentou quase seis vezes, com a implementação em 43 países, e ajudando a proteger 2,8 bilhões de pessoas em todo o globo.


A OMS estabeleceu critérios específicos para eliminação, que limitam a gordura trans produzida industrialmente em todos os ambientes.


Uma alternativa de políticas de melhores práticas é o limite nacional obrigatório de 2 gramas de gordura trans produzida industrialmente por 100 gramas de gordura total em todos os alimentos.

Leia outras notícias

Empresas têm até dia 28 para informar rendimento anual de empregados

Falta de sono por uso de telas afeta aprendizado de crianças e adolescentes

Energia solar ultrapassa 25 GW e alcança 11,6% da matriz elétrica