O Soul desta sexta-feira (28) apresenta uma reflexão sobre o tema “Cuidar de quem cuidou: a missão dos filhos na velhice dos pais”. No Brasil temos um ordenamento jurídico que mostra a relevância do tema, como a existência do Estatuto da Pessoa Idosa, de leis que determinam os deveres e direitos dos filhos em relação aos pais e a previsão do crime de abandono no Código Penal.
Além disso, no ano passado, a Presidência da República sancionou a Lei 15.069, de 2024, que estabelece a Política Nacional de Cuidados, que garante o direito ao cuidado e estabelece a corresponsabilidade social entre Estado, família, setor privado e sociedade civil.
A convidada para falar sobre o tema é a médica Vânia Meira, que é pesquisadora de vínculos familiares e vínculos parentais e trabalha com um olhar sistêmico para o desafio que as pessoas têm de como ser filhos de pais idosos sem ocupar o lugar de pai e mãe deles. Meira destacou, entre outros assuntos, os problemas dos filhos que de alguma maneira assumem essa posição acima na hierarquia familiar.
“Talvez o filho perceba como um radarzinho que o pai sentiu falta do próprio pai ou da mãe, que a mãe também não teve uma mãe presente. E, por amor, o filho vai ocupando um lugar que não é seu, antes mesmo da velhice dos pais, ao longo da sua vida. E de repente ao invés de estar ocupado com os seus propósitos e metas com a família que formou está focado ainda na sua família de origem, no pai e na mãe, tentando suprir para eles o que eles não tiveram. Isso, portanto, fica ainda mais pesado lá adiante na velhice”, comentou.
Soul
Assista a entrevista completa no Soul desta sexta-feira (28), às 20h30, pela Sagres TV no canal 26.1, na rádio AM 730. Bem como pelo canal do youtube Sistema Sagres. Não perca! Todos os episódios da primeira temporada estão disponíveis aqui!
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.
Leia mais: