A SP Ocean Week 2023 ocorre entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo. São cinco dias de evento com atividades gratuitas, exposições, cultura e a presença de personalidades especializadas em oceanos. Assim, o evento é uma forma de promover a cultura oceânica e a preservação dos mares.

O evento começou em 2009. Então, a ideia partiu do jornalista especializado em oceanos, Alfredo Nastari, que trabalhava na revista Scientific American Brasil e do  biólogo, Alexander Turra, que atuava como fonte do jornalista. Turra é professor titular do Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP).

Os amigos realizaram a Marina Week em 2021 e 2022. Mas a partir desse ano, o evento acontece rebatizado de SP Ocean Week. Assim, a nova ideia é que o SP Ocean passe a ser um grande festival anual para celebrar o oceano e conscientizar as pessoas acerca da preservação e a exploração sustentável de seus recursos.

“O movimento que temos hoje na SP Ocean Week vem sendo amadurecido há muito tempo. Alfredo sempre trouxe a perspectiva de criação de um grande evento para discutir o futuro do oceano. Dentro do Instituto Oceanográfico, em encontros que eu chamava de ‘Seminários de Políticas Públicas’ ou de ‘Oceano e Sociedade’, eu também vinha buscando aproximar o oceano de uma realidade mais aplicada”, explicou Turra.

Década do oceano

Foto: Facebook | SP Ocean Week

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) em 2021. Portanto, a iniciativa da ONU pretende mobilizar a sociedade para ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. Além disso, atingir as metas do  Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na Água, da Agenda 2030. 

A SP Ocean Week destaca que 70% do território da Terra é de águas oceânicas. Portanto, eles são importantíssimos para o equilíbrio ambiental do planeta: distribuem temperaturas, produzem oxigênio, provém proteína, servem ao comércio marítimo e possuem diversas riquezas minerais e matérias-primas.

“Além disso, o oceano é parte essencial do que nos fez humanos. Temos uma ligação atávica com o mar, que é também uma potente fonte de lazer e de espiritualidade. O mar permeia toda a história da humanidade. Sem ele, não seríamos o que somos”, disse  Alfredo Nastari, diretor executivo da SP Ocean Week.

A execução da Década do Oceano é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). “Tudo o que fazemos, direta e indiretamente, acaba no mar e ele devolve isso de forma malcriada, com eventos extremos”, explicou Nastari ao falar sobre a importância da década.

Atrações e conhecimento

SP Ocean Week (Imagem: Divulgação)
SP Ocean Week (Imagem: Divulgação)

A programação do evento inclui oficinas experimentais e estandes de ONGs de conservação marinha e institutos de pesquisa. Outras atividades são: apresentações artísticas, contação de histórias, palestras e oficinas; sessões de autógrafos e bate-papo com autores que escrevem sobre o mar.

Mas a programação ainda conta com exposições de fotografia, conquiliologia, que estuda conchas e moluscos e espaço para a Marina Shop, loja de souvenirs da SP Ocean Week. Entre as atividades, têm os encontros com grandes personalidades do mergulho, da vela, do remo, da náutica e do surf.

O destaque é para a cerimônia de abertura com os navegadores David Schurmann, Aleixo Belov, a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira e Nathalie Gil. O evento será transmitido ao vivo pela internet pela SP Ocean Week e depois será exibido na grade de programação da TV Cultura, coprodutora do evento.

Leia mais: