De olho no engajamento da economia circular, o Google Maps vai contribuir para a reciclagem em todo o Brasil. Junto com o Boticário (empresa de perfumaria) vai incluir 3,5 mil novos pontos de coleta no país, para recebimento de materiais recicláveis como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias e lâmpadas.

Com a parceria, as pessoas quem quiser fazer o descarte dos seus resíduos, vai encontrar as informações sobre pontos de coleta de materiais recicláveis mais próximos, utilizando o Google Maps.

Informações

Além da localização dos pontos de coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um deles. Na prática, o cidadão pode descobrir onde entregar diferentes resíduos que tem em casa, como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

A parceria prevê a inclusão dos 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil no Google Maps a partir das próximas semanas, com informações coletadas pelo eCycle. Os dados serão sinalizados com o atributo da reciclagem da plataforma do Google. O número de postos deve dobrar a partir dos próximos meses e chegar a 10 mil pontos ao longo da parceria de dois anos entre as empresas.

Pesquisa

Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps, termos como “reciclagem de baterias perto de mim”, “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização. Selecionando o ponto de coleta desejado, as pessoas encontrarão informações atualizadas, como tipo de resíduos que podem ser entregues no local, endereço e telefone, além de traçar uma rota.

Iniciativa

A iniciativa entre Google Maps e Boticário surgiu para atender a demanda de um número cada vez maior de brasileiros que já vêm procurando saber mais sobre onde reciclar os materiais que utilizam em sua rotina. Dados do Google mostram que esse é o segundo tópico relacionado à Sustentabilidade mais buscado no Brasil, atrás apenas dos termos relacionados à mudanças climáticas. Algumas das principais buscas feitas no Google no Brasil estão relacionadas aos materiais que podem ser reciclados e também aos pontos dedicados à coleta de resíduos.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Responsáveis.

Leia mais