O robô WasteShark criado pela startup holandesa RanMarine Technology pode remover até 21 mil garrafas plásticas por dia, além de microplásticos, óleos e outros tipos de resíduos de rios.

O modelo é totalmente elétrico e resultou do objetivo de Richard Hardiman, fundador da startup, de tornar o processo de coleta de lixo mais eficiente, com menor impacto ao meio ambiente.

Robô Aspirador

Além de WasteShark, a criação inteligente também é chamada de “aquadrone” e funciona em uma estrutura ágil e compacta. A forma do robô segue o formato de um barco catamarã, inspirado na boca de um tubarão-baleia.

Em relação a capacidade de coleta, o potencial alcança cerca de 500 kg de detritos por dia.Nesse sentido, para ilustrar, o número equivale a 21 mil garrafas de plástico.

O veículo funciona por meio de bateria, com duração de oito a dez horas. Dessa forma, ao atingir o ponto máximo, o veículo retorna à costa, onde receberá nova carga, após eliminar o lixo coletado.

Sustentabilidade

O aquadrone não gera emissões poluentes, além de ser possível programá-lo de modo remoto. Ademais, o robô não produz resíduos ou poluição luminosa. O objeto deve atuar principalmente em portos, docas, canais e estuários.

O objetivo central é completar a captura de resíduos antes que alcancem o oceano.

“A água está ficando mais limpa? Está mudando? Existe uma potencial proliferação de algas?. Essas são algumas perguntas que a startup visa responder e para isso, o aquadrone também realiza pequenas amostras de água durante o trabalho de coleta.

Reino Unido

Recentemente, o aquadrone passou por teste em Canary Wharf, complexo de edifícios comerciais localizado em Londres, na Inglaterra.

Dessa forma, a criação aparece como um aliado para empresas que desejam aderir ao movimento de soluções mais sustentáveis, com ação menos danosa ao meio-ambiente.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 14 – Vida na água e o ODS 15 – Vida terrestre.

Leia mais: