O Fórum Brasileiro de Climatechs (FBC) é uma aliança formada por startups de tecnologia que querem contribuir com os desafios climáticos. A iniciativa lançada no dia 23 de julho, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, bem como de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, desenvolverá soluções tecnológicas com foco na redução de emissões de gases causadores do efeito estufa da atmosfera.
O Fórum vai estreitar laços com o governo federal com pautas estratégicas dentro do eixo inovação e sustentabilidade do programa Nova Indústria Brasil (NIB). Assim, o objetivo da parceria é facilitar o desenvolvimento de soluções climáticas inovadoras nas climatechs brasileiras.
Esperança
As climatechs já tem pelo menos 10 iniciativas que poderão tornar-se soluções climáticas inovadoras. Por isso, a ministra Marina Silva celebrou a iniciativa, o desejo de parceria das startups com o governo e disse que o Fórum traz esperança.
“Nós tivemos aqui uma demonstração de que, de fato, a gente vai fazer o enfrentamento da mudança do clima, da perda de biodiversidade, do combate à desigualdade a partir da junção de tecnologia e compromisso de colocar essa técnica a serviço de um novo ciclo de prosperidade”, afirmou.
O Fórum Brasileiro de Climatechs organizará iniciativas de cidades sustentáveis, energia limpa e renovável, uso sustentável do solo e adaptação climática. Ricardo Gravina, integrante do Fórum, afirmou que as startups “estão empenhadas em acelerar a transição justa para uma economia verde”.
*Com portal Notícia Sustentável
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.
Leia mais: