Sagres em OFF
Rubens Salomão

STF prorroga prazo para União apresentar forma de execução de plano com medidas contra queimadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a União apresente, até 07 de março, a forma de execução do plano com medidas contra as queimadas. O documento deverá estruturar a execução prática do Plano de Aprimoramento e Integração dos Sistemas de Gestão Territorial. O prazo, que terminava na última quarta-feira (5), teve prorrogação.

A decisão ocorreu após a União alegar que o ato regulamentar da governança ainda não foi concluído porque exige trâmites administrativos em todas as pastas envolvidas. A determinação do ministro ocorreu na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743. Na ação, o STF determinou que a União reorganize a política de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia.

No despacho, Dino lembrou que haverá audiência de conciliação e contextualização sobre o tema no dia 13 de março, para avaliar três planos apresentados pelo governo federal para prevenir incêndios florestais em 2025. O ministro determinou que é necessária a apresentação antes da audiência, para permitir que as partes tenham conhecimento prévio do conteúdo.

execução plano contra queimadas
Foto: Imagem de sobrevoo do Greenpeace Brasil no sul do Amazonas e norte de Rondônia para monitorar o desmatamento e queimadas em julho de 2024 (Crédito: Marizilda Cruppe/Greenpeace)

Execução

Flávio Dino também determinou à União que complemente o plano com a definição clara do modelo de gestão de informações do universo rural brasileiro. Além da integração dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com os sistemas de monitoramento do desmatamento. O ministro também pede a execução de plano de capacitação e suporte técnico permanente, entre outros pontos.

Estados

O relator ainda destacou que os estados envolvidos devem apresentar estudos realizados em seus órgãos ambientais. São eles: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os estudos devem incluir diagnóstico sobre número de servidores e qualificação necessária para o desempenho das atividades.

Polícia Federal

Dino também determinou que a Polícia Federal deve ser notificada para informar a existência de um cronograma de operações. Os trabalhos deverão investigar e reprimir crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal, em relação aos meses de março a dezembro deste ano.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.