Sagres em OFF
Rubens Salomão

Substituto de Dom Washington terá ‘linha dura’ com controle sobre Basílica de Trindade

Dom Washington Cruz deixou o prédio da Arquidiocese de Goiânia, de mudança para Aparecida de Goiânia, depois da aposentadoria compulsória confirmada em maio. O arcebispo alcançou a idade limite, de 75 anos, para ocupar o posto. Carta escrita por Dom Washington ao núncio apostólico da Igreja Católica no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, foi encaminhada ao Vaticano e é o Papa Francisco quem toma a decisão sobre a substituição, sem prazo definido, depois de ouvir relatos locais.

A Igreja não trata do assunto publicamente, mas a expectativa, segundo apuração da Coluna Sagres Em Off, é de que o novo líder tenha “linha dura”, principalmente nos setores administrativos e burocráticos da Igreja. A intenção é que a arquidiocese passe a ter mais controle, principalmente sobre a Basílica de Trindade. Avaliação é de que, independentemente dos rumos que os processos tomam na Justiça, os atos e decisões do Padre Robson de Oliveira à frente da Reitoria da Basílica e da Associação Filhos do pai Eterno (Afipe) não podem ser repetidos.

Sinal disso, segundo fonte ouvida pela Coluna, foi a escolha do padre João Paulo Santos, que substituiu o padre Robson, afastado desde o início das investigações do Ministério Público sobre suspeitas de desvio de dinheiro da Afipe. O novo reitor tem perfil mais discreto e focado na gestão. Diferente da característica mais popular e midiática do antecessor. A linha deverá ser seguida pelo Vaticano na escolha do próximo arcebispo e pelos menos três nomes já são especulados internamente.

Critérios

Além do perfil buscado, o Vaticano considera opções regionalizadas. Ou seja: quer um arcebispo que conheça a região. Diante disso, o nome mais citado por enquanto é o de Dom Darci José Nicioli. O atual arcebispo de metropolitano de Diamantina, em Minas Gerais, tem relativa proximidade com o estado de Goiás.

Histórico

Dom Darci foi Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a maior do País, e foi nomeado em 2012, pelo Papa Bento XVI, como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, em São Paulo.

Opções

Como opções mais locais, ainda são especulados os nomes de dom Waldemar Passini Dalbello, da diocese de Luziânia, e Adair José Guimarães, da diocese de Formosa.

Novo deputado

Tomou posse ontem na Assembleia Legislativa o suplente de deputado Maycllyn Carreiro, que ocupa vaga deixado por Julio Pina, que realiza tratamento médico.

Na base

Os dois são do PRTB e Maycllyin foi acompanhado na posse pelo presidente do partido em Goiás, Denes Pereira, e do vice-prefeito de Morrinhos, Rafael Gonçalves. O novo deputado mantém posição de aliado ao governo estadual na Casa.

Pela polícia

O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) apresentou moção de repúdio contra a deputada federal Magda Mofatto (PL). Segundo o parlamentar, o motivo é o vídeo em que a parlamentar critica a polícia por conta da demora em capturar Lázaro Barbosa.

Aproximação

Como antecipado pela Coluna, o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, inicia agenda de aproximação com o eleitorado goiano, agora de forma presencial, com a intenção de se cacifar como candidato ao Senado em 2022. O ex-ministro participa na sexta-feira (25) de reunião do PSD, com coordenação do presidente da sigla, Vilmar Rocha, e do senador Vanderlan Cardoso.

Isolado

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio de nota técnica emitida pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos e do Núcleo de Defensorias Especializadas de Atendimento Inicial da Capital, recomenda à prefeitura de Goiânia e à Câmara Municipal que garanta a participação popular e de entidades civis como membros obrigatórios dos trabalhos e debates sobre a revisão do Plano Diretor. O documento pede ainda a manutenção da reserva de áreas públicas.

Debate fechado

O parecer técnico da DPE-GO mostra que, apesar de a discussão do projeto envolver interesses da população em geral, não há a presença, na atual Comissão Executiva do Plano Diretor, de representantes de diversos setores e de entidades civis.

Avanço

Candidato de oposição à presidência da OAB/GO, Pedro Paulo de Medeiros recebeu apoio do presidente da Subseção da OAB de Anápolis, Jorge Elias, junto com o ex-presidente regional, Antônio Heli. Anápolis é o segundo maior colégio eleitoral da Ordem em Goiás.

Mais lidas:

Leia também: