O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta sexta-feira (25), que o Governo de Goiás apoiará a Central Única das Favelas (Cufa) na expansão do campeonato de futebol voltado para comunidades a partir de 2023. A novidade foi divulgada durante encontro, realizado no Palácio das Esmeraldas, com a seleção goiana masculina que faturou o vice-campeonato da Taça das Favelas Nacional 2022. Trata-se do maior campeonato entre comunidades do mundo.

Leia mais: Zebra em 50, empates em 2010 e 2022: Inglaterra segue sem vencer EUA em copas

Em conversa com atletas e comissão técnica, Caiado disse que a intenção do Estado é intensificar o suporte ao trabalho realizado entre as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir daí, incentivá-las a praticar esportes e encontrar novos talentos.

“Esse torneio vai fazer com que haja um campeão estadual para que possamos qualificar, cada vez mais, nossa seleção para competir nacionalmente”, pontuou o chefe do Executivo.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula, explicou que as regras e logística do novo campeonato serão definidas durante um congresso técnico com a Cufa Goiás – uma organização sem fins lucrativos que está presente em 35 cidades goianas.

“O objetivo é fazer com que as pessoas mais vulneráveis tenham oportunidades e chances (…). Teremos um grande time representando Goiás com a seleção dos melhores atletas e suas posições”, salientou.

Leia também: Laranja Mecânica dominada pelos equatorianos

Em Goiás, a Taça das Favelas atualmente é realizada na região Metropolitana de Goiânia. Agora, com o apoio anunciado pelo governador, “será um projeto estadual que vai alcançar todas as regiões do Estado”, declarou o presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso.

Na categoria masculina, a ação reúne adolescentes entre 16 e 17 anos. Já na feminina, não há limitação de idade. “São equipes formadas por moradores de bairros de periferia e comunidades”, definiu o representante.

Reconhecimento

Durante encontro com o time vice-campeão da Taça das Favelas Nacional 2022, o governador parabenizou cada membro da delegação pelo empenho e dedicação por representar Goiás na competição de nível nacional. Na semana passada, na véspera do jogo decisivo, Caiado também recebeu os jovens no Palácio das Esmeraldas.

A seleção de Goiás eliminou os times dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e, na semifinal, o favorito do campeonato, Rio de Janeiro. A final contra o São Paulo foi realizada no sábado (19/11) na Arena Barueri. Os goianos foram superiores no tempo normal, que ficou no 0 a 0, mas sofreram revés nos pênaltis (5 a 4).

“Entramos em campo para honrar a bandeira do Estado. Chegamos lá, lutamos e perseveramos”, declarou o zagueiro Marco Antonio Fernandes.

O técnico Lindomar Alves Pereira, que sempre trabalhou em campo de terra e com crianças em situação de vulnerabilidade social, classificou o time goiano como “guerreiro”. “Não faltou vontade. Os meninos deram tudo de si. Estão de parabéns, e somos gratos pelo apoio do Estado”.

Já o presidente da Cufa Goiás lembrou que o time “levou o nome de Goiás para mais de 60 milhões de pessoas” que assistiram à competição.

*Com informações do Governo de Goiás