Três dias depois da eliminação na Copa do Mundo, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, finalmente se manifestou. E o discurso foi de provocações claras ao ex-técnico da seleção brasileira, Dunga, e também por uma renovação no time, visando principalmente a Copa de 2014, que será realizada no Brasil.

“No meu modo de ver você tem que necessariamente iniciar uma completa renovação de jogadores, ou seja, vão ter que ter muita paciência, porque vai ser uma nova seleção, e uma seleção nova, que poderá necessariamente não ter bons resultados, como já aconteceu anteriormente, porque é uma renovação total”, garantiu o cartola. Ele reforçou que os olhos agora estão voltados para as seleções da base que, segundo ele, darão muitos jogadores para o time de 2014.

Ricardo Teixeira deixou claro que a nova equipe terá como principal objetivo o próximo mundial, portanto os resultados nas próximas competições não terão grande efeito. “Não adianta a gente fazer mais uma vez uma seleção para ganhar jogo dos EUA, para ganhar Copa América da Argentina, para ganhar Copa das Confederações, e no momento principal sair no quarto jogo, quinto jogo”, declarou Teixeira, se referindo claramente ao time de Dunga.

NOVO TÉCNICO

O presidente da CBF não adiantou nada sobre o perfil do novo treinador. Ele também disse que ainda não houve contato com nenhum nome. Ricardo Teixeira somente ressaltou que o comandante a partir de agora terá que se apegar somente ao projeto para a disputa da Copa 2014.

“O perfil vai ser o projeto. Que ele esteja disposto a fazer um projeto em que necessariamente termine com uma seleção em 2014. Se vocês raciocinarem que nós estamos em 2010, tem que ser uma seleção que esteja preparada para jogar em 2014”, declarou o dirigente.

A tendência é que o novo técnico seja também o treinador do time que disputará as Olimpíadas de 2012, já que o planejamento é utilizar uma equipe mais jovem. “Isso ainda não está definido, mas provavelmente será, porque eu tenho a impressão e tenho a convicção absoluta que essas seleções vão ter que se mesclar pela renovação. Então vai ser fundamental a ligação grande entre essas seleções, U-17, U-20 e U-23”, comentou Teixeira. O anúncio da nova comissão técnica da seleção brasileira deve ocorrer até o próximo dia 25.

PLANEJAMENTO

Por ser sede da próxima Copa, o Brasil não terá que disputar as eliminatórias para a competição, já que está classificado. Mesmo com essa situação, Ricardo Teixeira garantiu que a seleção brasileira terá vários momentos para testar a equipe, citando a Copa América do ano que vem na Argentina, além do pré-olímpico e Olimpíadas de 2012 e a Copa das Confederações de 2013.

“Além disso, necessariamente nós vamos ter que fazer amistosos para suprir os jogos das eliminatórias. Vamos fazer jogos com os países da Europa, então vai ter grandes jogos preparatórios”, concluiu o dirigente.