Junho marcou o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor na Terra com temperatura média de 16,66°C. A informação é do observatório europeu Copernicus. Sendo assim, de junho de 2023 a junho de 2024 o planeta registrou os meses mais quentes da história.
A emergência climática está cada vez mais evidente e as temperaturas a destaca com mais frequência. O ano de 2023 foi o mais quente da história, mas os cientistas já afirmam que 2024 pode superar o recorde e ser o ano mais quente registrado no planeta.
Apesar de faltar ainda seis meses para o fim do ano, o recorde mensal de calor encaminha a Terra para isso. Um dos cientistas que estimam o recorde é Zeke Hausfather, da Berkeley Earth.
“Agora estimo que há uma probabilidade de aproximadamente 95% de que 2024 supere 2023 como o ano mais quente desde que os registros de temperatura da superfície global começaram, em meados de 1800”, disse.
*Com informações do G1 e da Agência Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Leia mais: