O Observatório Europeu Copernicus divulgou na segunda-feira (8) que a Terra registrou recorde de calor pelo décimo mês consecutivo. Isso significa que os últimos 10 meses foram os mais quentes da história desde a era pré-industrial. Conforme o Copernicus, de abril de 2023 a março de 2024, o planeta registrou temperatura 1,58°C acima da média desde a era pré-industrial.

A Terra está derrubando consecutivamente os recordes de temperatura do ar e dos oceanos. A média é calculada com base nas temperaturas registradas desde a era pré-industrial porque é o período anterior ao uso de combustíveis fósseis nas atividades industriais no mundo inteiro.

Assim, os recordes estão ocorrendo um atrás do outro desde julho do ano passado, quando a Terra registrou o dia mais quente da história no dia 3 de julho. A temperatura média global era de 17,01ºC naquele dia, superando o recorde anterior de 16,92° C, registrado durante agosto de 2016.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: