O Dia dos Povos Indígenas foi celebrado nesta quarta-feira, 19 de abril. Sônia Guajajara, ministra da pasta, destacou a relação entre o modo de vida dos indígenas e a proteção da diversidade. Assim, ela destaca que dados sobre desmatamento em diferentes biomas que mostram que as terras indígenas são os locais com maior proteção à biodiversidade no país.

A ministra argumentou, então, que  é necessário um maior reconhecimento dos povos indígenas como parte da solução para os problemas ambientais e a crise climática. “Não dá mais para negar que os territórios indígenas são essenciais para conter essa crise climática. Não dá mais para negar que os territórios indígenas são os espaços onde há maior proteção da biodiversidade”, afirmou.

Sônia pontuou assim a necessidade da demarcação de terras como parte do debate ambiental e das mudanças climáticas. “Temos que ser reconhecidos como parte da solução para o problema que o mundo enfrenta hoje”, destacou.

Avanços políticos

O Ministério dos Povos Indígenas é uma das pastas criadas pela atual gestão federal para dar destaque às políticas específicas para esses brasileiros. Já conhecida no cenário político, Sônia Guajajara é ministra da pasta. O ministério representa um dos avanços políticos para pessoas indígenas no país.

No entanto, outros órgãos que também possuem ligação direta com os indígenas avançara, principalmente, com os povos originários no comando. Esse é o casos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, agora presidida por Joenia Wapichana. E outra pasta é a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

*Texto da Agência Brasil com alterações

Leia mais: