O governo do Haiti declarou encerrada a fase de buscas e resgate de vítimas do terremoto que devastou o país na semana passada, segundo comunicado divulgado neste sábado 23, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A decisão foi tomada mesmo após o resgate com vida, na sexta-feira, de duas novas vítimas, após passarem dez dias sob os escombros. Entre elas, uma mulher de 84 anos de idade, Maria Carida, foi resgatada com vida das ruínas de sua casa na capital. Segundo o médico Vladimir Larouche a senhora mal se mexia, tinha ferimentos por todo o corpo e vermes que se alimentavam de sua carne em decomposição.

O número de pessoas mortas em consequência do terremoto que devastou o Haiti no dia 12 de janeiro já passa de 100 mil, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério do Interior haitiano.

O total de mortos chega a 111 mil 499. Dez dias depois da tragédia, equipes de busca diminuíram suas operações para encontrar sobreviventes sob escombros na capital.

Cerca de 1 milhão e meio de pessoas ficaram desabrigadas pelo terremoto. De acordo com a agência de notícias Associated Press, calcula-se que outras 200 mil pessoas já deixaram Porto Príncipe rumo a outras partes do país, muitas delas a pé.