A estreia de Tite correspondeu às expectativas dos torcedores brasileiros. Com um segundo tempo muito bom, o Brasil venceu o difícil Equador pelas Eliminatórias e mostrou que pode trilhar caminhos vitoriosos com o novo treinador.

Mesmo com apenas três treinamentos, Tite conseguiu implementar um pouco de seu estilo de jogo, já demonstrado no Corinthians. Com tão pouco tempo de trabalho, o comandante explica os motivos contribuíram para o sucesso inicial de sua era na Seleção.

“Colocar os atletas nas funções que exercem em seus clubes. Fazer um diagnóstico dos atletas, sem pensar no status dele ou em relação de amizade. Se fosse assim, colocaria o Gil de titular e não Miranda ou Marquinhos. Saber que eles vão competir com lealdade entre si. Acompanhar os jogos in loco no Brasil, na Europa. Ver treinamentos para saber que o Rafael Carioca joga muito. Acompanhamos tudo para minimizar a quantidade de erros. Isso também foi um fator determinante”, afirma.

Mais da Seleção:
Gabriel Jesus brilha, marca dois gols, e Brasil vence Equador pelas eliminatórias

Saudade do ofício

Tite foi oficializado como novo técnico da Seleção Brasileira no dia 20 de junho. Há pouco mais de dois meses, o treinador não sente o clima da beira do campo e contou que estava inquieto e ansioso antes de a bola rolar.

“A adrenalina estava muito grande, fazia tempo que não sentia isso. Fiquei alguns dias parado e perdi o jeito. Não conseguia me acalmar antes do jogo. Pedia para as pessoas conversarem comigo. Quando acabou a palestra, eu queria que o jogo já começasse. Gera expectativa mostrar um pouco esse lado humano que temos”, avalia.

De alto padrão

O treinador chegou para assumir o cargo de Dunga, que foi demitido após o fiasco na Copa América Centenário. O mau desempenho na competição comemorativa não foi o único motivo da destituição de Dunga. Sob seu comando, o Brasil foi eliminado precocemente da Copa América de 2015 e ficou em sexto nas Eliminatórias, posição que não classificaria o time para o Mundial.

Por conta das más atuações recentes e das dificuldades no torneio de qualificação para a Copa, Tite afirmou que restabelecer padrões foi fundamental para a Seleção reencontrar o caminho das vitórias.

“São jogos de alto nível, os atletas mereceram muito ganhar esse jogo. Merecem pelo curto espaço de tempo. Talvez eu não tenha tido tanto tempo, mas a nossa fala é muito intensa. Os trabalhos foram muito fortes e o desafio era grande. Precisávamos restabelecer um padrão de organização para fazer frente ao Equador fora de casa. Uma palavra que usei bastante: ele venceu e mereceu, principalmente pelo segundo tempo”, diz