A Startup de impacto social Sustainable Development & Water For All (SDW) desenvolveu o Aqualuz, dispositivo que torna a água de cisterna potável. Com ele então a SDW promove o ODS 6 – Água Potável e Saneamento, ao garantir independência ao acesso à água potável para quem mais precisa.

O Aqualuz promove a desinfecção da água de cisterna, captada da chuva, através da radiação solar. Ele consiste numa espécie de pia ligada a caixa de captação de água e com uma torneira. Segundo a SDW, o dispositivo é durável, sendo utilizado por cerca de 20 anos apenas com limpeza de água e sabão. Assim, não necessita de manutenção elétrica ou externa por esse período.

O dispositivo da SDW é uma tecnologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a empresa, mais de 18 mil pessoas já foram beneficiadas com o Aqualuz no Brasil, o que representa uma economia de R$ 80 milhões em saúde, saneamento e educação para a sociedade brasileira.

Água Potável

Foto: SDW

A empresa atua em partes do Sul, Sudeste e Nordeste do país. Em Pernambuco, por exemplo, 15 famílias da comunidade de Engenho Dois Rios II, do município de Goiana, vão receber o Aqualuz. A instalação dos dispositivos é um financiamento da Atiaia Renováveis, empresa de comercialização e geração de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

Leia mais: