Sagres em OFF
Rubens Salomão

Tribunal Superior Eleitoral veta cinco candidaturas pela Lei da Ficha Limpa em Goiás

O prazo para julgamento dos registros de candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) terminou nesta semana e, de acordo com o sistema atualizado da Justiça Eleitoral, cerca de 1,8 mil candidaturas tiveram o registro indeferido para a disputa das eleições deste ano. Do total de indeferimentos, 158 se enquadraram na Lei da Ficha Limpa, que foi promulgada em 2010 e não permite que políticos condenados em processos criminais em segunda instância concorram a cargos públicos por 8 anos.

Entre os candidatos barrados estão o deputado federal Daniel Silveira (PTB) e os ex-governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PMB). Cinco políticos de Goiás figuram na lista: Carlos Moro (Podemos), George Morais (PDT), Edilson Chaves de Araújo (MDB), Robson do Baldy (PP) e Samuel Pereira da Silva (MDB).

Além dos casos de postulantes condenados em processos criminais em segunda instância, não podem disputar cargos públicos por oito anos aqueles que tiveram mandato cassado ou contas rejeitadas por improbidade administrativa. A lei também enquadra pessoas físicas e dirigentes de empresas que foram considerados como doadores para campanhas eleitorais de maneira ilegal.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Federal

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, prepara evento de campanha do PP na próxima semana, para reforçar pedidos de votos ao presidente da sigla, Alexandre Baldy, ao Senado, e para reeleição de Ronaldo Caiado (UB), ao governo. O encontro deverá ter a presença de três ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Quem?

A reunião deverá ter a presença de cem prefeitos e são esperados os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), presidente nacional do PP, e Fábio Faria (RN), das Comunicações. Além deles, foi convidada a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que busca o Senado pelo Mato Grosso do Sul.

Orçamento secreto

O ex-deputado federal, Alexandre Baldy, defendeu ontem a utilização das chamadas emendas de relator. Para ele, trata-se de recursos importantes para que o dinheiro da União chegue às cidades e os prefeitos possam assim, converter em obras, infra-estrutura, saúde e outros serviços.

Serviço

“O orçamento secreto serve para quê? Para chegar aqui e reformar uma Unidade de Saúde Básica. Para chegar aqui e reformar uma escola, acabar um CMEI por exemplo”, afirma. “Esses são os objetivos do orçamento que é conhecido pela medida RP9 que alguns julgam como secretos”, defendeu Alexandre Baldy, em sabatina do Diário de Goiás e Rádio Bandeirantes.

Embate eterno

Liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concedeu direito de resposta ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB), sobre um vídeo publicado nas redes sociais do senador Jorge Kajuru (Podemos). A decisão foi proferida pelo juiz auxiliar, Adenir Teixeira Peres Junior.

Argumento

O juiz apontou que Kajuru publicou nas redes sociais, a seguinte mensagem: “Marconi e esse crime na Saneago”. O vídeo tem pouco mais de 2 minutos e faz referência a notícia do Jornal Nacional, veiculada em 2016. “A publicação, a um só tempo, incide em duas irregularidades”, escreve o juiz. As duas seriam referentes a “fatos inverídicos”.

Presidenciável

O ex-governador do Ceará e candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT) terá agenda em Trindade no próximo sábado (17). A previsão é que ele chegue às 11h da ao Aeroporto Santa Genoveva e de lá partirá para Vila dos Sonhos, na cidade da Região Metropolitana de Goiânia.

Disputa

Terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, mas distante da polarização formada pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes estará acompanhado da deputada federal Flávia Morais, do presidente do PDT Jovem, Laércio Neto, além de postulantes ao Congresso Nacional como a candidata Dani Cruz e Dra. Cristina, do PDT.

Nota sobre candidatura de George Morais

Informamos que no dia 20/09/2022, às 18h30, recebemos o posicionamento do candidato a deputado estadual George Morais (PDT), através da assessoria de imprensa, com o esclarecimento sobre a candidatura do pdtista.

Segundo a nota, George Morais não teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria informou que o postulante à Assembleia Legislativa teve o processo julgado em segunda instância no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), sem deferimento da impugnação.

Confira a nota na íntegra:

A assessoria de imprensa do candidato a deputado estadual Dr. George (PDT) vem por meio desta informar que não procede a informação divulgada por este veículo sobre a deferência da impugnação da candidatura do mesmo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Destaca ainda que o caso só foi julgado em segunda instâncias, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). Diante do exposto, solicitamos a correção na matéria veiculada.

Mais lidas:

Leia também: