A Universidade Federal de Goiás (UFG) começou na quinta-feira (4) o projeto de extensão Programa de Saúde Indígena da UFG. O segundo dia de ações do programa ocorreu nesta quinta-feira (11) e terá ainda o terceiro dia em 20 de julho. O Programa de Saúde Indígena contempla os estudantes do Curso de Educação Intercultural e seus familiares.

Com as três ações no mês de julho, a universidade atenderá os discentes nas áreas de saúde médica, enfermagem, odontológica e mental. Sendo assim, o programa tem adesão do Hospital das Clínicas, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública e das Faculdades de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia. Além disso, tem a inclusão do Centro de Referência em Oftalmologia.

O Centro de Referência em Oftalmologia estenderá a ação para os discentes indígenas da Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) do câmpus Goiás. Mas além das especialidades previstas, as ações também contam com postos de vacinação, encaminhamento de casos necessários.

Programa de saúde indígena (Foto: Júlia Barros)

Acolhimento

Para a reitora Angelita Pereira Lima, o Programa de Saúde Indígena na UFG é um acolhimento para os discentes indígenas. O vice-reitor Jesiel Freitas afirmou que o programa demonstra o engajamento da universidade com os estudantes indígenas. 

 Heliny Neves, pró-reitora adjunta de Graduação, afirmou que o benefício é para a saúde dos indígenas, bem como para os estudantes dos cursos da área da saúde envolvidos. “A saúde indígena não é muito inserida nos currículos. Então os acadêmicos estão sendo treinados para uma abordagem diferenciada”, disse.

A ação é uma parceria do Núcleo Takinahaky, com a Pró-reitoria de Graduação, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, o Centro de Saúde do câmpus Samambaia, e com a Secretaria de Inclusão. Há também a participação da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas, da Gerência de Saúde Mental do Estado de Goiás e da rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar e o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: