O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite deste domingo (5) um balanço do primeiro dia de provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Na atual edição, 3.934.242 inscrições foram confirmadas, com 28,1% alunos ausentes no primeiro dia de exame. Em comparação ao ano passado, o número de inscrições confirmadas aumentou 13,1%, afinal foram 3.476.105 em 2022, com 28,3% estudantes que não compareceram.

Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros. A abstenção foi similar à registrada no ano passado.

Incidentes

Segundo o balanço apresentado por Santana, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

Também foram contabilizados 905 candidatos que tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água. 

Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.

Em Goiás

De acordo com os dados divulgados, o estado de Goiás teve 149.126 inscritos, sendo que desse total, 30,9% dos estudantes não realizaram as provas. O Acre foi o estado que apresentou o maior número de ausentes: 33,2% de 24.277 inscritos.

Primeiro dia de provas

Segundo estudantes, o primeiro dia de prova foi cansativo, com menos gráficos e tirinhas e mais texto do que edições anteriores. Professores classificaram como médio o nível de dificuldade desta edição.  

Veja o balanço completo

Reaplicação da prova

Quem tem direito?

Participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas
listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas.

Como solicitar?

No caso de doenças infectocontagiosas, inserir documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação reaplicação.

Onde?

Página do Participante do Enem

Quando?

13 a 17 de novembro de 2023

Aplicação das provas?

12 e 13 de dezembro de 2023

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de qualidade.

Leia mais

Mulheres brilham em recorde brasileiro no Pan do Chile; confira o quadro de medalhas

A Copa do Mundo e o futebol como instrumento político

Consciência negra: Educação potencializa combate ao racismo

Com informações da Agência Brasil*