Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ultraprocessados: governo reduz limite na merenda escolar para 15% em unidades públicas

O governo federal anunciou uma nova redução no percentual de alimentos ultraprocessados permitidos na merenda escolar das escolas públicas. O limite, que atualmente é de 20%, passará para 15% em 2025 e, no ano seguinte, cairá para 10%. A medida foi divulgada durante o 6º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília.

A mudança tem como objetivo oferecer uma alimentação mais saudável aos estudantes. Atualmente, o Pnae atende 40 milhões de alunos em quase 150 mil escolas públicas, fornecendo aproximadamente 10 bilhões de refeições por ano. Além da restrição aos alimentos ultraprocessados, o governo reafirmou o compromisso com a agricultura familiar. Pelo menos 30% dos recursos do programa devem ter destinação para a compra de alimentos vindos de pequenos produtores, priorizando comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos da reforma agrária.

Com um orçamento de R$ 5,3 bilhões em 2024, o Pnae é considerado uma das principais políticas de segurança alimentar do país. O governo também destacou a necessidade de oferecer refeições equilibradas, especialmente diante do crescimento da obesidade infantil, junto da restrição aos alimentos ultraprocessados.

ultraprocessados merenda escolar
Foto: Merenda na escola Dom Antonio Campello, no município de Alcorizal, Mato Grosso. (Crédito: Eduardo Aigner/MDA)

Alimentos ultraprocessados

Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional 2023, do Ministério da Saúde, mostram que 14,2% das crianças brasileiras com menos de cinco anos estão com excesso de peso ou obesidade. A taxa é quase três vezes maior que a média global, de 5,6%. Entre os adolescentes, a situação é ainda mais preocupante: um em cada três tem excesso de peso.

Impacto

Os números reforçam a importância de políticas que estimulem hábitos alimentares mais saudáveis nas escolas, com menos alimentos ultraprocessados. “A alimentação escolar tem um impacto direto no desenvolvimento e no desempenho dos estudantes”, destacou o governo.

Capacitação

Durante o evento, o governo ainda lançou o Projeto Alimentação Nota 10, que busca qualificar merendeiras e nutricionistas do Pnae. O trabalho incluirá temas como segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e boas práticas na alimentação escolar.

Merenda

O projeto terá um investimento de R$ 4,7 milhões, com parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Itaipu Binacional e instituições de ensino. A iniciativa pretende capacitar mais de 4.500 nutricionistas.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.