Pesquisadores e cientistas ligados a instituições de ensino do mundo todo estão participando da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 28, em Dubai. Entre eles estão representantes de três universidades paulistas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Unicamp. Então, a participação dos pesquisadores visa fortalecer as políticas sustentáveis com base na ciência.
Os profissionais da educação irão participar de eventos paralelos às reuniões dos líderes globais. Assim, as conversas serão oportunidades para compartilhar conhecimento e firmar parcerias científicas em relação aos estudos sobre as mudanças climáticas.
Agenda da USP
A USP confirmou participação em oito dias de reuniões da COP 28. Além disso, a universidade irá assinar parcerias com duas universidades dos Emirados Árabes, uma de Sharjah e a outra de Abu Dhabi.
Ademais, as reuniões possuem diversos temas ligados à sustentabilidade: ação climática e investimento sustentável no Brasil; mercado de carbono; proteção da biodiversidade amazônica, agricultura e segurança alimentar; e justiça climática.
Os pesquisadores da universidade terão ainda um encontro com Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, ministra de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos.
*Com informações do Jornal da USP
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade e o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.
Leia mais: