A última edição do Barômetro de Realidade Climática destaca a preocupação crescente da Geração COP, composta por indivíduos nascidos a partir da Conferência das Partes (COP) de 1995. Os resultados da pesquisa revelam um aumento significativo na preocupação com a mudança climática no Brasil, tornando-a uma questão global prioritária.

De acordo com o Barômetro, 52,8% da população brasileira considera a mudança climática como um dos principais problemas mundiais. No Brasil, 48,2% da população mantém um otimismo em relação à possibilidade de evitar um desastre climático durante sua vida. Esse otimismo é mais evidente na Geração COP, com uma taxa de 51,5%, enquanto a geração anterior, com 30 anos ou mais, mostra um otimismo de 47,1%. A pesquisa também destaca que 62,3% dos brasileiros acreditam que as empresas devem investir em tecnologias ambientais para combater as mudanças climáticas.

Dada a importância crítica do Brasil no cenário global da crise climática, devido à Amazônia e à rica biodiversidade, a pesquisa destaca a necessidade de ações efetivas. Embora a Amazônia atue como um sumidouro de gases de efeito estufa, o Brasil é o maior emissor na região da América Latina e do Caribe.

Fonte: Barômetro de Realidade Climática

Até 2030, a pesquisa projeta que eventos climáticos extremos podem levar até três milhões de brasileiros à pobreza extrema. Os impactos incluem mudanças na distribuição de espécies, secas afetando ecossistemas e comunidades de água doce, influência nas doenças devido às mudanças climáticas e aumento do nível do mar afetando áreas baixas do delta do Amazonas.

Contexto Global

O Barômetro, em sua terceira edição, surge em meio à crescente evidência da emergência climática, como temperaturas oceânicas sem precedentes, baixos recordes de gelo marinho e eventos climáticos extremos globais.

A pesquisa revela que mais pessoas identificam a “mudança climática” (55%) como o problema global mais significativo, superando questões como “aumento de preços” (53%), “pobreza” (37%) e “guerra” (23%).

Fonte: Climate Reanalyzer

“Acreditamos que ouvir a geração mais jovem pode ajudar governos, comunidades e empresas a alinharem melhor ações positivas que apoiem aqueles que já experimentaram a mudança climática ao longo da vida”, afirma o presidente executivo da Epson, Yasunori Ogawa.

Geração COP e Otimismo

A Geração COP, composta por indivíduos com até 29 anos, demonstra otimismo, com quase metade deles (49%) acreditando que a crise climática pode ser resolvida em suas vidas.

Em contraste, as faixas etárias mais avançadas mostram menor otimismo, com 42% para 45-54 anos e 32% para 55 anos ou mais. Os pais de crianças menores de 18 anos são o grupo mais otimista, atingindo 55%.

Fonte: Barômetro da Realidade Climática

Ação Climática e Inação

Apesar de muitas pessoas adotarem medidas contra a mudança climática, alguns grupos indicam resistência. Globalmente, 38% reduziram as viagens internacionais a negócios e lazer, enquanto 30% planejam reduzir e 17% afirmam que nunca o farão. A resistência é maior em alguns mercados, como Singapura, Espanha, Reino Unido e outros.

Fonte: Barômetro de Realidade Climática

A pesquisa destaca a visão da tecnologia como essencial no combate à mudança climática. Cerca de 48% dos entrevistados consideram o investimento em tecnologias ambientais como a medida mais crucial que as empresas podem adotar.

Isso é seguido por melhorias na reciclagem, redução do uso de recursos, participação dos funcionários em atividades ambientais e compensação do impacto de carbono e plástico.

Metodologia de Pesquisa

O Barômetro de Realidade Climática, encomendado pela Epson, realizou a pesquisa com 30.294 entrevistados em 39 mercados, ponderados por idade.

Os dados foram coletados entre 13 e 25 de julho de 2023, e a pesquisa foi conduzida pela Censuswide, seguindo o código de conduta da Sociedade Europeia para Pesquisa e Opinião de Mercado (ESOMAR).

“À medida que os impactos adversos aceleram-se, é crucial compreendermos as atitudes diante da mudança climática. A Epson está plenamente comprometida a atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 das Nações Unidas através de ações climáticas positivas e a oferecer soluções que enriqueçam nossas vidas e construam um mundo melhor”, destaca Yasunori Ogawa.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

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