O PlatjaBot, robô autônomo capaz de coletar lixo nas praias, está na fase de testes em Valência, na Espanha. O modelo é um robô elétrico que consegue coletar até 330 unidades de resíduos por km² e tem a capacidade de operar por sete horas.
Inspirado no aspirador de pó doméstico, o PlatjaBot idealizado para praias também é adaptável para parques urbanos e áreas recreativas. A ideia de um robô surgiu porque 97% dos residentes de Valência vivem a menos de 300 metros de uma grande área verde e de praias.
Valência é a Capital Verde da Europa e tem praias banhadas pelo mar Mediterraneo. Portanto, recebe turistas do mundo inteiro. Mas, além disso, a cidade quer manter a qualidade de vida aos moradores. O PlatjaBot retira da área objetos como plásticos e bitucas de cigarro.
O diferencial do PlatjaBot é o uso da inteligência artificial para a sua autonomia e o abastecimento por energia solar. Então, ele coleta os materiais do solo, peneira os resíduos e deixa num depósito traseiro para serem despejados em contentores.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o O ODS 06 – Água limpa e saneamento.
Leia mais: