A secretária de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia e vereadora licenciada, Valéria Pettersen (MDB), deixou o cargo para votar projeto que muda o regimento interno da Câmara de Aparecida.
A exoneração dela foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (29). Ela pretende voltar a Prefeitura de Goiânia no início do ano, mas o retorno dela ao Paço Municipal ainda é incerto.
Quando o prefeito Rogério Cruz destacou, em outubro, que poderia fazer uma reforma no secretariado, Valéria Pettersen era cotada a deixar o cargo.
Polêmica
Pettersen retorna a Câmara de Aparecida de Goiânia onde foi eleita vereadora em 2020. A parlamentar volta ao legislativo num momento de disputas internas, como destacado pela coluna Sagres em Off na edição da quarta-feira (28).
Há questionamentos e ações políticas quanto à antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Aparecida. O vereador André Fortaleza (MDB) foi reeleito para o próximo biênio. Nesta semana, Fortaleza acusou Valéria Pettersen de liderar as mobilizações contra ele.
A votação do projeto em Aparecida de Goiânia se trata de permitir ao presidente da Câmara nomear ou exonerar servidores somente indicados por vereador. Fortaleza estaria exonerando servidores de gabinetes de vereadores que têm votado projetos a favor do prefeito Vilmar Mariano (Patriota).
Histórico
A nomeação de Valéria Pettersen para a Secretaria de Relações Institucionais aconteceu no dia 13 de abril de 2021. Ela assumiu o cargo no dia 30 do mesmo mês.
O deputado federal João Campos (Republicanos), foi quem indicou Valéria Pettersen para o cargo de secretária na Prefeitura de Goiânia.
A ex-secretária atuou em missões como a busca por recursos em Brasília, também atuou na reestruturação do parque luminotécnico de Goiânia, com atualização da taxa de iluminação e esteve à frente da viabilização das emendas impositivas de vereadores, ponto que chegou a ser alvo de reclamação de parlamentares e também de membros do Paço Municipal.
Valéria Pettersen também já foi secretária de Educação de Aparecida entre os anos de 2018 e 2020 e também foi secretária especial de Projetos e Captação de Recursos em Aparecida de Goiânia durante a gestão de Maguito Vilela.
Leia também
Tarifa técnica de ônibus em Goiânia sobe para R$ 7,27
Basileu França oferece 60 vagas para qualificação profissional em música