Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vanderlan considera diálogo com Caiado e relaciona projetos para 2024 e 2026

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) se mantém na independência em relação ao governo de Ronaldo Caiado (UB), mesmo depois de o partido ter apoiado a reeleição do governador. O novo presidente da sigla, porém, não descarta nova abertura de diálogo com a base governista, com foco na preparação para disputa das próximas eleições – e relaciona o processo municipal de 2024 ao estadual de 2026.

Vanderlan e Caiado estiveram juntos em duas principais oportunidades, em eleições à prefeitura de Goiânia. Primeiro, em 2012, quando o grupo liderado por ambos apoiou a candidatura de Simeyzon Silveira. Depois, houve rompimento em 2014 e retomada da aliança em torno de pleito do próprio Vanderlan, em 2020. O último racha ocorreu ainda em 2021, quando Caiado convidou o MDB e Daniel Vilela para composição da chapa, sem consultar o senador.

Segundo Vanderlan, não há mágoas. “Olha, Rubens, eu aprendi uma coisa na política, não me lembro com quem. O adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã”, considera o senador, ao relembrar a trajetória recente e divergente entre ele e o governador. “Em 2022, nós estivemos em outro projeto, mas a inimizade, jamais. Então, a política é a arte do diálogo, de conversar. Em hipótese alguma eu vou estar deixando de ajudar o governo do estado”, garante.

vanderlan relaciona caiado
Foto: Vanderlan conversa com Caiado após a posse de Francisco Jr. (PSD) na Codego. (Crédito: Rubens Salomão/Sagres Online)

Relaciona

Questionado pela Coluna sobre o diálogo sobre as próximas eleições, Vanderlan relacionada 2024 a 2026. “Com certeza. Eu como senador da República, tenho ajudado todos os prefeitos do União Brasil. Todos os prefeitos do MDB e de todos os partidos. Essa parceria continua no próximo ano com o PSD”, aponta.

Pontual

Segundo Vanderlan, a aliança de casos pontuais em 2024 pode levar a composição estadual, seja com a base governista ou até com a oposição, ou o PT. “É uma parceria que tem de ser firmada. Nunca somente o PSD podendo sentar numa mesa de negociação e não ter acesso a essa participação”, diz.

Indireta

“Como foi no passado aí. Muitos que chegavam para conversar, dialogar sobre campanha majoritária, principalmente para governador, mas a discussão que chegava até nós era até ser vice. Nunca poderia ser majoritária. Então, é a arte do diálogo”, relaciona.

Remarcada

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) desmarcou sessão solene que teria a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A sessão, proposta pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), será reagendada, por motivos de saúde da ministra.

Homenagem

Marina receberá a Comenda Jornalista Washington Novaes. A homenagem é feita a pessoas e entidades que se destacaram ao promover a preservação ambiental.

Quem foi?

Washington Novaes foi uma referência em jornalismo ambiental, com destaque internacional para defesa do Cerrado, Amazônia e povos indígenas. O jornalista e ambientalista faleceu em agosto de 2020.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.