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Unidades do Vapt Vupt na Grande Goiânia já estão capacitadas a receber pedidos de confecção da Carteira de Identificação do Autista. A Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Seds concluiu o treinamento dos servidores das unidades que passarão a receber os pedidos do documento. 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), são 10 unidades do Vapt Vupt que atenderão o serviço na Grande Goiânia: shoppings Araguaia, Passeio das Águas, Portal, Cidade Jardim, Buriti, Garavelo e Cerrado, além das unidades da Praça da Bíblia, Camelódromo de Campinas e a própria sede da Seds, na Praça Cívica, na capital. Para solicitar a carteira é necessário apresentar laudo médico (neurológico ou psiquiatra) atestando o transtorno e cópias de documentos pessoais da pessoa e de seu responsável legal. O prazo para emissão do documento é de 30 dias.  

Goiás é pioneiro estado a emitir esse tipo de documento no Brasil. A carteira assegura que os portadores do transtorno tenham seus direitos garantidos, já que o transtorno não é facilmente identificado. O documento foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 9107, de dezembro de 2017.

“Famílias de autistas relatam que, sem a documentação, é difícil comprovar a condição e receber o atendimento adequado”, explica a gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Seds, Clautenes José da Silva. 

Segundo ela, a descentralização dos pedidos do documento atende a uma necessidade dos usuários, já observada na emissão do Passe Livre do Deficiente, que já vem sendo solicitada pela população nas mesmas unidades citadas do Vapt Vupt.

Com informações da Seds