É possível viajar sem emitir poluentes. Um veículo com estrutura de uma casa, totalmente abastecido por energia solar, está cruzando seis continentes para mostrar o potencial das energias renováveis e buscar soluções . A Solar Butterfly, uma espécie de caravana trailer, possui cozinha, banheiro, chuveiro e até água encanada.

Com formato inusitado, o veículo transforma-se em borboleta ao apertar, com o objetivo de permitir a expansão lateral do corpo do trailer, que é integrado com uma área de estar configurável. Parte da caravana solar é construída com mais de 800 kg de garrafas PET que foram retiradas dos oceanos e ganharam novo uso na construção de móveis e paredes.

Leia também:

O projeto foi desenvolvido por universidades e engenheiros suíços. As células solares cobrem uma superfície de 80m² e possuem aproveitamento de 24%. Desta forma, o veículo é capaz de produzir até 150 kWh por dia, quantidade suficiente para percorrer até 220 quilômetros. Quando não há luz solar, o modelo pode ser carregado com a energia da rede elétrica.

Após um test drive pela Europa em 2022, a caravana deu início a uma jornada que rodará 200 mil quilômetros em 4 anos, passando por 6 continentes e mais de 90 países. A rota escolhida busca ainda identificar, registrar e divulgar soluções pioneiras para mitigar as mudanças climáticas. O foco principal é na transição de combustíveis fósseis para energias renováveis.

*Com informações do Ciclo Vivo.

O texto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, Energia Limpa e Acessível, e 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).