O Vaticano confirmou a presença do Papa Francisco na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) entre os dias 1º e 3 de dezembro. Com a proximidade da reunião, o Papa lançou sua expectativa com o evento na segunda-feira (27) numa rede social.

“Se temos confiança na capacidade do ser humano transcender os seus pequenos interesses e pensar em grande, não podemos renunciar ao sonho de que a #COP28 leve a uma aceleração da transição energética. Esta Conferência pode ser um ponto de viragem”, apontou o pontífice.

Papa Francisco e a casa comum

A COP 28 será realizada de  30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai. Então, será a primeira desde 1995, quando teve início, a receber um pontífice. Desde que assumiu o papado em 2013, o meio ambiente tem sido uma das pautas de maior cuidado do Papa Francisco. Porém, o pontífice se refere ao tema como o cuidado com a casa comum.

Recentemente, Francisco escreveu o prefácio do livro “A Encíclica das Crianças. Reeducar o mundo dos adultos”, de Pe. Enzo Fortunato e Aldo Cagnoli. A obra infantil aborda ecologia e o cuidado com o meio ambiente e nele, o pontífice afirma que as crianças têm muito a ensinar aos adultos e que a esperança real de mudança pode vir dos pequenos.

Encíclicas

Mas uma das primeiras abordagens do Papa foi na Encíclica “Laudato si” (Louvado seja) publicada em 2015 e que trata sobre “o cuidado diz respeito àquilo que é comum a todos: a Casa Comum”. Nesta Encíclica, o Papa Francisco manifesta-se a favor da proteção do meio ambiente e desde então costuma falar publicamente sobre a pauta ambiental.

Já em outubro passado, o Papa lançou a Exortação Apostólica “Laudate Deum” (Louvado Seja Deus) na qual apelou para a transição energética e compromissos efetivos contra as mudanças climáticas.

O texto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: