Foto: Alberto Maia/Câmara Municipal de Goiânia

A vereadora Sabrina Garcêz (sem partido) protocolou pedido ao prefeito Iris Rezende (MDB) para que haja flexibilização no horário dos servidores municipais durante os jogos do Brasil pela Copa de Futebol Feminino, que tem início na próxima sexta-feira, 7 de junho, na França. Se acatado o pedido, o funcionalismo municipal deverá ter horário especial em dias de jogos da seleção brasileira.

“Essa flexibilização é observada no mundial de futebol masculino em dias de jogos do Brasil. Se estamos tratando do mesmo esporte e da mesma competição, não há justificativa para que não sejam estabelecidos os mesmos critérios quanto ao horário de expediente dos servidores municipais nos dois casos”, argumenta a parlamentar goianiense.

A vereadora argumenta que a equiparação do horário é também uma questão de equidade nas relações entre homens e mulheres. “Não é possível dissociar essa diferenciação no tratamento entre as duas competições e a forma como são estabelecidas as relações entre mulheres e homens. Essas diferenças partem de olhar que privilegia os homens e coloca as mulheres em segundo plano, mesmo realizando as mesmas atividades”, observa a vereadora, que protocolou o pedido ao Executivo nesta quarta-feira (5).

A Seleção Brasileira Feminina estreia neste domingo (9) contra a Jamaica pelo Grupo C, às 10h30. Na quinta-feira (13), às 13h enfrenta a Austrália, e na terça-feira (18) contra a Itália, às 16h, sempre pelo horário de Brasília.