Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

A Vigilância Sanitária de Goiânia anunciou o início de uma nova fiscalização  que seguirá os protocolos de segurança previstos no decreto estadual 9.653. Segundo o órgão, o trabalho será feito rotineiramente por região ou distrito sanitário e em locais que estão sob a guarda da vigilância.

O órgão também informou que os estabelecimentos que já foram orientados e permanecem descumprindo às determinações serão autuados conforme a legislação existente. O valor da multa depender do item que está em desacordo com o decreto, mas a Vigilância Sanitária não informou valores. As multas podem ser leve, média ou de alto risco, conforme o diretor Dagoberto Costa.

Os estabelecimentos que podem funcionar devem seguir normas como o uso de máscaras para funcionários, consumidores e usuários, a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos, disponibilização de locais para a lavagem adequada das mãos, distanciamento de 2 metros seja de funcionários ou usuários e permanência interna de uma pessoa a cada 12 m², por exemplo.

Reabertura do comércio

No dia 19 deste mês o governador, Ronaldo Caiado, assinou o mais novo decreto com medidas contra o coronavírus. O documento flexibilizou medidas de isolamento social permitindo a reabertura de inúmeros estabelecimentos. Com isso, um protocolo de cuidados também foi anexado ao documento para que trabalhadores e clientes seguissem.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença