Vila Cora Coralina incentiva revitalização cultural no Centro de Goiânia

No mês em que Goiânia completa 90 anos, a Vila Cultural Cora Coralina também faz aniversário, e chega ao décimo ano de existência. A vila que leva o nome de uma das principais expoentes da literatura goiana, a poetisa Cora Coralina, está situada atrás de um dos símbolos mais imponentes da cultura em Goiás, o Teatro Goiânia.

A Vila Cultural Cora Coralina foi inaugurada em 31 de outubro de 2013, no local em que antigamente funciona um açougue e outras construções que oprimiam o Teatro Goiânia e o deixava isolado. Mas, a administração do complexo, que antes era da Goiás Turismo, foi transferida em fevereiro de 2014 para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/GO).

Entretanto, a proposta da Vila é de ajudar na revitalização do Centro de Goiânia. A construção da Vila foi de uma forma diferente de outros prédios, como um subsolo, mas sem nenhuma edificação superior.

Sendo assim, a construção foi planejada para valorizar a arquitetura do Teatro Goiânia. Além disso, uma grande praça no entre a Rua 23, a Avenida Tocantins, com a Rua 3, indica que logo ali está o imponente Teatro Goiânia, com seus traços em Art Decò.

(Foto: Rubens Salomão)

Funcionalidade

A Vila Cultural fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O local é um centro cultural que abriga exposições de artes visuais e plásticas, lançamentos de livros de cunho cultural, feiras de artesanato e economia criativa, mostras de filmes promovidas por cineclubes, entre outros, configurando-se assim como um espaço multicultural.

A unidade abriga os seguintes espaços: Sala de Exposições Principal, Sala Multimídia João Bênnio (com capacidade para 59 pessoas), Sala Antônio Poteiro, Sala Sebastião Barbosa, Hall, Varanda e a Praça Belkiss Spenciére.

Todas as mostras são temporárias. No local há exposições de arte e de fotografias, exibições de vídeo, oficinas, workshops, mostras de filmes, palestras, lançamentos de livros, feiras de artesanato e economia criativa, fóruns e festivais. Segundo a secretaria de Cultura, a Vila Cora Coralina recebe uma média de dois mil visitantes ao mês.

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 Lugares

A campanha “Goiânia 90 Lugares” é uma realização do Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia, em comemoração ao aniversário de 90 anos da Capital de Goiás. As ações têm coordenação geral de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade e 30 vídeos, para a consolidação de um guia de Goiânia. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 e 11 – Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: