A pesquisadora Thaisy Gomes desenvolveu sua dissertação de mestrado em uma escola de Goiânia. Então, com o título “Cineclube no ensino médio: formação e protagonismo estudantil”, a estudiosa levou aos estudantes do Colégio Estadual Polivalente Professor Goiany Prates a proposta de criar um cineclube, para incentivá-los no desenvolvimento de uma formação crítica e ao protagonismo estudantil.
O Cineclube Goiany proporcionou aos estudantes do ensino médio do colégio autonomia na implementação do projeto entre agosto e dezembro de 2022. Assim, Thaisy Gomes acompanhou o processo de criação e implementação e registrou todo o trabalho. “A ideia do projeto era eles serem protagonistas, eu era apenas uma colaboradora e ajudaria nos ajustes”, afirmou Thaisy.
O método da pesquisadora foi a pesquisa-ação de Thaisy Gomes aliada à análise qualitativa. Além dos estudantes, a pesquisadora envolveu os professores no projeto.
Cineclube Goiany
O projeto de Thaisy Gomes ganhou engajamento dos estudantes do Colégio Estadual Polivalente Professor Goiany Prates. Pois houve exibição de filmes, roda de conversa e debates com organização dos próprios estudantes. “Eles escolhiam os gêneros dos filmes, os filmes e quem ficaria responsável por conduzir o debate de cada tema proposto após os filmes. Eu somente supervisionava a viabilidade e relevância do que me apresentavam”, contou.
A possuidora afirmou que ficou surpresa com os temas que os estudantes escolheram para abordar nas exibições e nos debates, como a má estruturação da educação no Brasil. Segundo a pesquisadora, o tema foi escolhido para representar a região Centro-Oeste no evento “Todos pela Educação”.
A duração do Cineclube Goiany seria de quatro meses até o fim da pesquisa de Thaisy. No entanto, o engajamento dos estudantes fez com que o projeto continuasse em 2023. “Pretendemos que a equipe seja composta pelas três modalidades que a escola oferta. Ensino Fundamental, Médio e o EJA”, disse a pesquisadora.
Protagonismo estudantil
A ideia de Thaisy era aplicar o projeto com os alunos no colégio. Mas, os estudantes migraram para o Cineclube para diversas plataformas digitais. Então, atualmente, projeto conta com site, canal no Youtube e Instagram. Para a pesquisadora, a ação demonstra assim o protagonismo que os estudantes tiveram ao longo do processo de desenvolvimento proposto na pesquisa.
“Cinema é um instrumento poderoso de aprendizagem. O cineclube é uma estratégia potencializadora do ensino aprendizagem”, ressaltou. Os estudantes gostaram do projeto e realizaram com a comunidade escolar o Festival de Curta Metragem Cine Goiany.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.
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