O Vila Nova/Universo entrou em quadra na noite desta sexta-feira(06) e venceu mais uma vez. Até agora foram três jogos e três vitórias por três sets a zero. A vítima da noite foi o Caldas/APAV Vetor e amanhã, o time colorado define o acesso para a Superliga B, diante do Neurologia Ativa que também é de Goiânia. O adversário do Tigrão também venceu os três jogos que fez. A decisão acontece no Ginásio Rio Vermelho, às 20h.

O jogo

A vitória de hoje(06) foi tranquila, em mais uma partida bem controlada pelos comandados do técnico Neilon Carlos. No primeiro set o Vila Nova/Universo cedeu alguns pontos em erros de saques, mas mesmo assim, foi bastante superior e venceu por 25×16.

No segundo set o que chamou a atenção foram alguns pontos conquistados em bloqueios e também grande atuação do central Rodrigo, conhecido como Mudo. O central colorado fez pontos importantes no ataque durante os dois primeiros sets. Mas no segundo, com menos erros de saques e um bloqueio efetivo, como já dito, o Vila Nova/Universo venceu por 25×11.

No set final, o comandante colorado resolveu poupar os titulares e aproveitar para dar rodagem aos reservas. E os jogadores que atuaram, mantiveram ritmo elevado de jogo, vencendo sem problemas por 25×15. O Vila Nova/Universo manteve o alto nível em todos os sets e também contou com a fragilidade do adversário, em muitos erros de saques e também em ataques finalizados pra fora, ou parados no forte bloqueio colorado.

Fala Mudo

O central Rodrigo é chamado de Mudo pelos companheiros, isso por ser tímido principalmente em entrevistas. Já que em quadra, vem mostrando não ter nada de timidez ao atuar. O jogador foi destaque na vitória diante do Caldas/APAV Vetor e concedeu entrevista após a partida. O jogador falou das boas vitórias até agora e já mirou na partida final.

“A gente vem treinando dois meses forte, pra esse campeonato e está dando tudo certo. Grupo forte, unido, batalhando dia a dia e crescendo no torneio. Vou falar de amanhã, esperamos conquistar esse sonhado acesso para a Superliga B pro Vila Nova/Universo que vai ser muito bom, vai ser excelente”, comentou o central.

As três vitórias conseguidas até aqui tiveram destaques individuais diferentes, ao mesmo tempo que mostrou uma força coletiva muito grande. Mudo comentou sobre os destaques individuais e não descartou que na partida final, o destaque possa ser outro jogador, ou até mesmo, o coletivo.

“Tem uma diversidade né, cada dia foi um. No primeiro jogo o Vivalde se destacou, no segundo foi o Leozão e hoje fui eu. Amanhã pode ser uma surpresa, pode ser qualquer um ou pode ser todo mundo. Espero que a gente ganhe e que todo mundo seja destaque na partida, vai ser muito legal”, analisou Mudo.

Sobre o favoritismo, o central colorado explicou que considera mais difícil por exemplo de apontar um favorito no vôlei do que no futebol. O jogador não considera o Vila Nova/Universo o favorito pra final, mas destaca que o time irá lutar para conquistar o objetivo.

“No vôlei é complicado falar em favoritismo, acho que no futebol é mais fácil. Tem peças boas dos dois lados, os dois times são fortes, tanto que se hoje disputassem uma Superliga B, seriam dois fortes candidatos a chegar na Superliga A. Não sei dizer se somos favoritos, mas vamos dedicar e empenhar ao máximo, pra conquistar o acesso”, concluiu.

Força defensiva

O Neurologia Ativa também venceu os três jogos por três sets a zero. A diferença para o Vila Nova/Universo fica por conta dos pontos sofridos. Somando todos os pontos sofridos pelo Tigrão em todos os jogos, chegamos ao número de 137 pontos cedidos. Enquanto o Neurologia Ativa sofreu 163 pontos.

O líbero do Vila Nova/Universo, Vanderson, é uma das razões de tão poucos pontos sofridos nos três jogos. Além é claro, de um bloqueio eficiente. Mas quando o ataque adversário supera o paredão, lá está ele, para tentar evitar o ponto. E o líbero colorado leva com bom humor o fato de “levar boladas”, para defender o Tigrão.

“Já estamos acostumados né, a vida inteira só levando bolada, alguma coisa boa tem que sair disso aí. A experiência foi muito bacana hoje também, estamos com três vitórias, muito importante, pra chegar no sábado agora e fazer um grande jogo contra o Neurologia. É um time que tem qualidade também e tenho certeza que vai ser um ótimo jogo. Vamos fazer de tudo pra conquistar nosso objetivo e lutar até o fim pra conquistar isso aí”, destacou Vanderson.

Sobre a evolução da equipe durante a competição, a cada partida, Vanderson destaca que é natural que aconteça assim e considera que pra final, o time chegará mais forte ainda.

“Cada jogo é um aprendizado né, então pegamos muita coisa boa nesses três jogos e pretendemos colocar em prática. No vôlei você não para de evoluir, cada jogo conta, então vamos entrar com tudo que temos de bom e a evolução acontece dentro de quadra. Vai ser uma equipe que tem uma outra pegada e tenho certeza que vai ser um belo jogo, vamos entrar pra ganhar”, concluiu.

Análise do professor

Os resultados do Vila Nova/Universo foram consistentes nas três partidas que o time atuou. O técnico Neilon Carlos analisou os resultados, lembrando de todo o projeto desenvolvido para que isso acontecesse.

“Fizemos uma projeção pra fazer uma boa competição e estamos confirmando essa construção a cada jogo. Amanhã é o dia decisivo e acreditamos que estamos chegando com condições de fazer um bom trabalho e consolidar o que estamos construindo desde que o projeto nasceu. Essa é a identidade do Vila Nova, muita energia, entrega e o desejo de fazer um trabalho que faça a diferença”.

Pensando no último jogo, diante do Neurologia Ativa amanhã(07), o técnico Neilon Carlos falou sobre as vitórias tranquilas do time até o momento. E qual a influência que isso pode ter, para o compromisso final, buscando o acesso para a Superliga B.

“É importante no sentido de consolidar um trabalho, organizar sistemas, dar padrão de jogo e nem vou dizer motivar. A motivação já existe, está dentro da gente, no nosso DNA, então, é importante no sentido de dar consolidação pra aquilo que queremos para estratégia de jogo. Uma forma de colocar o trabalho da maneira que a gente acredita, pra poder sair com a vitória, que é o objetivo que estamos perseguindo aqui”, concluiu Neilon Carlos.