Oito jogos, cinco derrotas e três empates. O retrospecto pode se referir tanto ao desempenho do Goiás fora de casa no Campeonato Brasileiro, quanto à campanha do time esmeraldino sob o comando de Enderson Moreira. A equipe, além do Red Bull Bragantino, é a única ainda a não ter vencido como visitante nesta temporada.

Por isso, uma vitória nesta noite, diante do São Paulo, tem uma importância ainda maior para o time alviverde, que ocupa a última posição do campeonato, com 12 pontos em 17 jogos. A partida deste sábado (7), às 19h, no estádio do Morumbi, na capital paulista, é válida pela 20ª rodada da Série A, a primeira do returno.

Goiás

Este será o primeiro encontro entre tricolores e esmeraldinos no ano, uma vez que o duelo do primeiro turno acabou adiado por conta do surto de casos do novo coronavírus no elenco esmeraldino – a partida, válida pela 1ª rodada, está marcada para o dia 3 de dezembro, uma quinta-feira, às 21h, no estádio Hailé Pinheiro.

Enquanto Enderson busca a primeira vitória na sua terceira passagem pelo clube, a equipe não vence no Brasileirão desde o dia 13 de setembro, quando derrotou o Internacional em Goiânia. Já são nove jogos sem triunfos, a terceira maior sequência negativa na Série A – pior do que atualmente, em 2010 teve 12 jogos sem vencer, além de 11 em 2006.

Nesta noite, o treinador alviverde não conta com o zagueiro Fábio Sanches e o meio-campista Daniel Bessa, ambos por problemas musculares. Enquanto o atacante Lucão está em fase final de recuperação, o departamento médico ainda conta com Henrique Almeida e Kaio. Suspensos, o lateral-esquerdo Jefferson (punido pela expulsão contra o Inter) e o atacante Keko Villalva (terceiro amarelo) também desfalcam.

Enderson também não conta com o lateral-direito Edilson, que trocou o clube pelo Avaí, na Série B, além do meia-atacante Shaylon, que, emprestado pelo São Paulo, não pode entrar em campo neste sábado. Por outro lado, o volante Sandro e o atacante Victor Andrade estão à disposição, assim como os recém-contratados Chico, zagueiro, e Gustavo Blanco, volante.

Em relação ao time titular, Juan Pintado assume a lateral direita enquanto Daniel Guedes ainda não chega. Na zaga, no lugar de Heron, Chico deve fazer a sua estreia. Sem Shaylon, o sistema tático deve ser alterado: ao invés do habitual 4-2-3-1, o 4-1-4-1, já utilizado contra o Atlético Mineiro. Gilberto Júnior é o favorito a jogar na frente da defesa, enquanto Douglas Baggio toma conta da ponta esquerda.

O zagueiro Chico é uma das novidades esperadas no Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)
São Paulo

Embora esteja de ressaca por mais uma eliminação internacional, desta vez na Copa Sul-Americana, depois de cair para o Lanús, na Série A, o São Paulo vem de uma vitória por goleada sobre o Flamengo e carrega o melhor aproveitamento (62,5%). Embora seja o quinto colocado, com 30 pontos, tem três jogos a menos que os demais. Invicto há partidas jogos no torneio, foi derrotado pela última vez há dois meses.

Para esta noite, o único desfalque para Fernando Diniz em relação ao time titular nos últimos jogos é de Daniel Alves, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Por outro lado, a boa notícia é que os laterais Juanfran e Igor Vinícius e o meio-campista Hernanes estiveram presentes no banco de reservas na última quarta-feira (4), treinaram normalmente desde então e estão disponíveis.

O trio, inclusive, disputa um lugar na formação neste sábado. A tendência é que Tchê Tchê, utilizado recentemente na lateral direita, retorne ao meio de campo, com Igor Vinícius favorito a assumir o lado direito da defesa tricolor. De qualquer forma, Hernanes corre por fora para ser o substituto de Daniel Alves no meio. No mais, o restante da equipe e o sistema tático (4-4-2) devem ser mantidos.

Campeonato Brasileiro da Série A – 20ª rodada

7 de novembro de 2020 (sábado)
Athletico Paranaense x Fortaleza – 18h – Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Atlético Goianiense x Corinthians – 21h – Olímpico, Goiânia (GO)

8 de novembro de 2020 (domingo)
Internacional x Coritiba – 16h – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Vasco da Gama x Palmeiras – 16h – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Atlético Mineiro x Flamengo – 18h15 – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Bahia x Botafogo – 18h15 – Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Red Bull Bragantino x Santos – 18h15 – Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Ceará x Sport – 20h30 – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Fluminense x Grêmio – 20h30 – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Ficha técnica: São Paulo x Goiás

Data e horário: 7 de novembro de 2020 (sábado), às 19
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Prováveis escalações

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Gabriel Sara, Tchê Tchê, Luan e Igor Gomes; Luciano e Brenner. Treinador: Fernando Diniz

Goiás: Tadeu; Juan Pintado, David Duarte, Chico e Caju; Gilberto Júnior; Vinícius Lopes, Breno, Ariel Cabral e Douglas Baggio; Fernandão. Treinador: Enderson Moreira

Arbitragem

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)
Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Árbitro de vídeo: Héber Roberto Lopes (SC)