Dos males o menor. O Vila Nova garantiu presença na Série C da próxima temporada, com a vitória por 1 a 0 sobre o Macaé, na tarde deste sábado, no Serra Dourada. Rafael Vaz, de pênalti, fez o único gol do jogo. As chances de classificação são muito remotas. Se o Caxias vencer o Brasiliense, nesse domingo (21), no Estádio Centenário, o time goiano estará matematicamente eliminado.

Com a vitória, o Vila Nova subiu para a sexta colocação, com 23 pontos. O Macaé segue na liderança do Grupo B, com 29. Na última rodada, o Tigrão visita o Brasiliense, em Taguatinga (DF). Os cariocas recebem o Santo André, no Rio de Janeiro.

Torcedores colorados protestaram conta a situação do clube. Eles levaram uma faixa ao Estádio Serra Dourada, com a frase: “Diretoria amadora devolva o nosso Vila Nova.”

Mesmo enfrentando o líder da competição, o Vila Nova jogou os dois tempos em cima do adversário, que só incomodou em lances esporádicos. Depois de desperdiçar muitas oportunidades, o time goiano marcou de pênalti nos instantes finais do segundo tempo.

Pressão sem gol
Precisando da vitória, o Vila Nova começou o jogo em cima do Macaé. O time carioca se limitava a marcar. Com quase todos os jogadores no campo de defesa, o líder do Grupo C não chegava ao ataque.

Aos 9 minutos, o Vila Nova perdeu boa oportunidade. Diego cobrou escanteio rápido para Nêgo. O lateral levantou na área. Jorginho ganhou da zaga, mas cabeceou pela linha de fundo, levando perigo ao goleiro Luís Henrique.

faixa protestovila

Aos 14, o zagueiro Diego recuou na fogueira para o goleiro Luís Henrique. O atacante Pedro Júnior quase alcançou a bola. Ele sairia sozinho para marcar o primeiro gol colorado no jogo.

O Vila Nova voltou a criar grande oportunidade aos 26 minutos. Rafael Vaz cobrou falta forte. O goleiro Luís Henrique deu rebote nos pés de Jorginho. O atacante bateu na certeza de marcar o gol, mas o arqueiro carioca voltou a salvar. Aos 33, Marion arriscou da entrada da área, a bola passou muito perto da trave direita de Luís Henrique.

Senhor absoluto do jogo, O Vila Nova seguiu pressionando o adversário. Aos 38, Pedro Júnior recebeu na área, limpou e zagueiro e chutou. Luís Henrique fez outra ótima defesa, mantendo o 0 a 0, no placar.
Comentaristas Cléber Ferreira e Marcelo Borges analisam primeiro tempo: {mp3}stories/audio/2012/Outubro/20-10intervalo{/mp3}

Pressão e gol
Quem chegou com perigo primeiro na segunda etapa foi o Macaé. Após cruzamento da direita, Jones cabeceou livre. O goleiro Ruan, do Vila Nova, fez uma defesa sensacional. Aos 17, foi a vez dos goianos perderem gol feito. Pedro Júnior driblou o goleiro e serviu Rone Dias, mas, ele não conseguiu chutar, desperdiçando grande oportunidade.

Aos 19, Edu Pina, do Macaé, foi expulso, por reclamar da arbitragem. Aos 27, após cobrança por escanteio de Diego, Jorginho tocou meio sem jeito na bola, que caprichosamente foi na trave do goleiro Luís Henrique.

Com um a mais em campo, o Vila Nova pressionou bastante em busca do gol. Aos 41, Jorginho roubou a bola de Douglas Assis, que puxou o jogador colorado dentro da área. O árbitro Marcos Mateus Pereira deu pênalti para o Tigrão. Na cobrança, Rafael Vaz cobrou no canto esquerdo e finalmente marcou o gol.

Ouça o gol do Vila Nova na voz de Edson Rodrigues: {mp3}stories/audio/2012/Outubro/vila1x0macae{/mp3}

O técnico Toninho Andrade, do Macaé, foi expulso pelo árbitro após o gol do Vila Nova. O treinador carioca reclamou que em um lance anterior, o apitador não havia dado um pênalti para o time do Rio de Janeiro.

Nos minutos finais, o Macaé pressionou em busca do empate, mas o sistema defensivo colorado se portou bem e segurar a vitória, que eliminou o risco de rebaixamento para a Série D.

 

Ficha técnica: VILA NOVA 1×0 MACAÉ
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Competição: Campeonato Brasileiro C
Horário: 16 horas

Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)

Gol: Rafael Vaz (40’/2T)
Cartões Amarelos: Diego, Edu Pina, Anderson (Macaé);  Diego, César Gaúcho (Vila Nova)
Cartão Vermelho: Edu Pina (Macaé)

Renda / Público: R$ 14871,00 / 1126 pagantes

Vila Nova: Ruan; Nêgo, César Gaúcho, Rafael Vaz e André Luiz (Evandro) (Edu Amparo); Russo, Ricardinho, Jorginho e Diego; Marion (Rone Dias) e Pedro Júnior.
Técnico: Roberto Oliveira
Macaé: Luís Henrique; Edinho, Diego, Douglas Assis e Edu Pina; Gedeil, Wagner, Osmar (Anderson) e Norton (Ricardinho); Jones (Bruno Barra) e Zambi.
Técnico: Toninho Andrade