A Virada Sustentável de 2024 ocorrerá em Porto Alegre, Manaus, Curitiba e São Paulo entre outubro e novembro. Tradicionalmente realizado em setembro, o maior festival de sustentabilidade do Brasil será no final do ano e terá então a estreia da cidade de Curitiba.

A Virada promove a sustentabilidade e reflete o futuro sustentável com intervenções visuais, musicais e cênicas em pontos das cidades onde circulam muitas pessoas. Portanto, ruas, avenidas, praças, escolas, hospitais, feiras, ônibus,e estações de metrô e muito mais.

Participam do festival o Ministério da Cultura, organizações da sociedade civil, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades. Assim, a Virada Sustentável ocorrerá de 29 de outubro a 3 de novembro em Manaus, de 14 a 17 de novembro em Curitiba, de 28 de novembro a 1º de dezembro em São Paulo e ainda irá definir a data do evento em Porto Alegre.

Inscrições para projetos

A organização abriu as inscrições para a chamada pública nacional de projetos e parcerias para a edição de 2024. Os artistas, coletivos, organizações, representantes do setor público e privado deverão submeter suas propostas pelo formulário disponível no site oficial do festival.

As propostas artísticas e formativas devem se relacionar com temas como consumo consciente, água, energias renováveis, biodiversidade, mudanças climática, mobilidade urbana, cidadania, diversidade e inclusão social. Bem como, com combate à pobreza, igualdade étnico-racial, equidade de gênero, saúde e bem-estar.

Por isso, André Palhano, cofundador da Virada Sustentável, comentou a vocação cultural, social, econômica e ambiental do festival que já faz parte do calendário brasileiro de atividades artísticas.

“Nossa ideia é levar as mensagens e reflexões sobre temas socioambientais de maneira mais leve para o público se sentir convidado a participar desta conversa tão urgente para o futuro da humanidade”, disse.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: