Inaugurado em junho, o Parque Realengo Susana Naspolini, localizado no bairro Realengo, no Rio de Janeiro, tem capacidade para amenizar calor extremo e chuvas intensas. O projeto faz parte da transformação do município numa cidade resiliente às mudanças climáticas.

O parque projetado pelo escritório Ecomimesis Soluções Ecológicas foi totalmente inspirado no Gardens By The Bay, de Singapura. Assim, o local possui 3.700 árvores numa área de mais de 76 mil metros quadrados, o que permite que os moradores tenham contato com a natureza e opções de lazer.

Resiliência

Parque em Realengo (Foto: Rafael Salim)

Em Realengo, o escritório projetou cinco torres metálicas com alturas variadas e jogos de luz. As torres são parte do projeto de resiliência, pois conseguem ajudar a amenizar o calor da região com um sistema de vaporização. Elas guardam 236 esguichos pulverizadores que soltam vapor de água e amenizam o calor nos dias quentes.

Outro ponto de destaque é a captação de água da chuva, que contribui contra as enchentes na região. Uma infraestrutura permite o armazenamento de água no terreno por uma bacia de acomodação. Portanto, o parque tem um reservatório para 290 mil litros de água. No projeto, a previsão é que essa água seja usada para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.

O Parque Realengo Susana Naspolini tem horário de funcionamento de terça a domingo, das 6h às 22h.

Jogo de luzes das torres (Foto: Rafael Salim)

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Leia mais: