Em um sociedade em constante evolução, a luta por igualdade e reconhecimento ganha novos contornos, e um dos temas que tem se destacado é a importância da visibilidade trans. E fundamental compreender e apoiar a diversidade de identidades de gênero, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso para todos.
O músico Bernardo Aguiar é uma pessoa Trans. Ele conta que é importante que fique claro que cada pessoa trans vive uma trajetória diferente, pois são únicas e têm as mais diversas criações, culturas e religiões.
“O processo de autoaceitação passa pela palavra identificação. A gente tem sempre dois lados da história. Eu me identifico com isso, porque não me identifico com o outro caminho”, disse.
A visibilidade trans refere-se à representação e reconhecimento das pessoas transgênero na sociedade. Ela vai além da simples exposição midiática, abrangendo a aceitação, o entendimento e o respeito pela diversidade de identidades de gênero. Essa visibilidade desempenha um papel fundamental na quebra de estigmas e preconceitos que historicamente têm cercado essa comunidade.
Infância e adolescência
Bernardo conta que ele foi uma criança trans, mas na época não se falava nesse assunto. Quando o jovem olha para traz consegue ver claramente que essa sempre foi a identidade dele, mesmo que as pessoas vissem outra coisa por fora.
“O processo da puberdade é muito difícil para um adolescente trans. Eu pensava que queria muito de ser um menino, mas a palavra transgênero ainda não existia”, contou.
Uma das principais razões para de gerar visibilidade está na promoção da compreensão. Ao destacar as histórias, desafios e conquistas de pessoas trans, a sociedade é convidada a refletir sobre as experiências individuais que muitas vezes são incompreendidas. A educação por meio da visibilidade é uma ferramenta poderosa para combater a ignorância e construir pontes de empatia.
Continue lendo: Brasil registrou 145 assassinatos de pessoas trans no ano passado
Além disso, o fortalecimento da autoestima e identidade das pessoas trans está muito relacionada com a aceitação e as referências que eles têm durante a vida. Ao verem suas histórias e experiências compartilhadas e respeitadas, indivíduos transgênero são validados e parte integrante da sociedade. Isso contribui para a construção de uma autoimagem positiva e para a redução dos impactos negativos causados pelo preconceito.
Leia mais: