O Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD) informou que Imóveis rurais com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) são responsáveis por 75% de todo o desmatamento do Cerrado em 2023. O percentual indica a perda de 879 mil hectares de vegetação nativa. A área desmatada nessas propriedades equivale a quase 6 vezes a cidade de São Paulo.

Os dados do SAD, plataforma de alerta de desmatamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), chamam a atenção. Pois o cadastro concedido às propriedade privadas rurais tem a finalidade de gerar informações para o controle e o combate ao desmatamento. Desta forma, então, os imóveis com CAR são vitais para a preservação do bioma.

Segundo o Ipam, o bioma Cerrado cobre um quarto do território nacional. Mas, apesar disso, somente 12% estão protegidos pela legislação brasileira porque estão dentro de territórios quilombolas e indígenas ou em áreas de conservação ambiental. Entretanto, a lei só protege integralmente 3% do bioma em Unidades de Conservação.

Então, a maior parte nativa do Cerrado está sem proteção. De toda a área do bioma, o Ipam aponta que 62% da vegetação nativa está dentro das propriedades rurais particulares. No entanto, o Código Florestal ainda permite que 80% da área seja devastada pelos proprietários.

Desmatamento na Matopiba

A Matopiba é uma região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa área está no centro do aumento do desmatamento do Cerrado nos últimos anos, juntamente com Goiás e Minas Gerais. Os seis estados entre os 10 que mais desmataram o bioma no ano passado, sendo que os quatro da Matopiba são responsáveis pela perda de 206 mil hectares.

Desmatamento no Cerrado em 2023 (Fonte: SAD/Ipam)

Os dados do SAD mostram que 36% dos alertas de desmatamento ocorreu justamente nessa área, tida como a nova fronteira agrícola do país. Os alertas preocupam os especialistas. Isso porque a região do Matopiba abriga a maior área com vegetação nativa remanescente do bioma Cerrado. Mas a região registrou sozinha 75% de todo o desmatamento no Cerrado em 2023 , em números, 793 mil hectares. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: