Em entrevista à Sagres, nesta terça-feira (25), a coordenadora de sustentabilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Marcella de Castro, explicou a proposta do Viveiro do Cerrado, criado a partir do programa Cidades Verdes. A coordenara contou que a iniciativa visa atender cidades menores, com o objetivo de que o viveiro seja “o símbolo ambiental do município”.

“A Agenda Socioambiental nasce como fruto do programa Cidades Verdes, que nasceu para municípios pequenos, entendendo que a arborização urbana é muito importante para a melhoria da qualidade de vida da população. Então porque não ter um viveiro como um equipamento público?”, questionou.

Confira a entrevista na íntegra:

O primeiro município a contar com o programa, no entanto, não é pequeno. A cidade de Aparecida de Goiânia, localizada na Região Metropolitana de Goiânia, já fez o lançamento da Agenda e o Crea-GO já prepara o segundo passo para as ações no Viveiro Cerrado.

“A gente delimitou uma área perto do viveiro, escolheu algumas escolas, para que isso reproduzisse a realidade de um município com até 20 mil habitantes. Nós levantamos os desafios daquela área para que o município se desenvolva e a qualidade de vida seja melhorada”.

Conforme mostrado na matéria da repórter Palloma Rabêllo, da Sagres, a Agenda Socioambiental vai trabalhar quatro eixos no Viveiro Cerrado de Aparecida: desenvolvimento de soluções urbanas; gestão sustentável dos recursos naturais e seus resíduos; fortalecimento de iniciativas e soluções nos territórios e ampliação da participação popular.

Com isso, para que as ações sejam certeiras, o momento exige a criação de um conselho, que envolva a comunidade local. “A gente não pode falar que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas sem ouvi-las. Eu preciso saber quais são as demandas, as necessidades, o que o povo precisa”, disse Marcella, que completou ao afirmar “traçou caminhos a partir desses desafios que foram identificados: resíduos, vazios ambientais e praças que precisariam ser melhoradas”.

Coordenadora de Sustentabilidade do Crea-GO, Marcella Castro, em entrevista com a apresentadora da Sagres Jéssica Dias

Leia mais: