O Dia Nacional do Voluntariado foi comemorado nesta sexta-feira (28). A data foi instituída pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. O objetivo do dia comemorativo é reconhecer o trabalho de pessoas que doam seu tempo, trabalho e talento, de forma voluntária.
Segundo dados de uma pesquisa sobre o voluntariado, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, os voluntários dedicam cerca de seis horas e meia por semana à atividade.
O estudo também apontou que a maioria dos voluntários são mulheres de 50 anos de idade ou mais e têm ensino superior completo. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 79,9% dos trabalhos voluntários são realizados por instituições como congregações religiosas, sindicatos, escolas, hospitais ou asilos.
A diretora de Ações Sociais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Jeane de Cássia Abdala, explicou o que motiva as pessoas a seguirem o voluntariado.
“A essência da solidariedade, do amor ao próximo e da preocupação com o bem comum é o que move os voluntários”, explicou.
Segundo Jeane de Cássia, mesmo durante a crise da Covid-19, pessoas têm se disponibilizado para ajudar o próximo. “Em abril foi lançada uma campanha de combate ao coronavírus e a participação das empresas e da sociedade fez muita diferença. Por meio dessas doações, nós conseguimos alcançar e ajudar muitas famílias” afirmou.
De acordo com a diretora de Ações Sociais, a organização já capacitou cerca de mil pessoas em 2020, apesar da pandemia. “Durante todo o ano passado, foram capacitados 2.000 voluntários. É importante relembrar que devido a pandemia tivemos que suspender o curso de capacitação de março ao fim de junho”, esclareceu.
Confira na íntegra a entrevista com Jeane de Cássia no Tom Maior #86