Sagres em OFF
Rubens Salomão

Wilde Cambão seria novo líder de Caiado na Alego, antes de pausa na reforma administrativa

O governador Ronaldo Caiado (DEM) considerava até o início do ano realizar reforma na equipe de articulação política, com mudança na Secretaria de Governo e na liderança da base na Assembleia Legislativa. O escolhido para substituir Bruno Peixoto, que está de saída do MDB em direção ao DEM, seria o deputado Wilde Cambão (PSD).

Contudo, o constrangimento interno que marcou a manutenção do ex-prefeito de Formosa, Ernesto Roller, no cargo de secretário de Governo gerou pausa no processo de mudanças na articulação caiadista, inclusive na liderança.

A saída de Roller era dada até como certa até janeiro, mas esbarrou na dificuldade de se encontrar outro lugar para o ex-prefeito, que recusou o comando da Secretaria de Cultura e uma diretoria na Assembleia Legislativa. Roller recusou também que o substituto fosse o deputado estadual Tião Caroço (DEM), considerado inimigo pessoal do ainda secretário por divergências históricas em Formosa.

O mal-estar criado em torno da Secretaria de Governo, que, segundo deputados ouvidos pela Coluna, continua sem respaldo do Palácio das Esmeraldas, também paralisou a troca na liderança do governo.

Roller segue como auxiliar sem força para encabeçar negociações, apesar de estar mais presente das reuniões. Avaliação no governo é de que a troca na Segov ainda será realizada neste ano, a depender de um cenário mais claro para formação de alianças em 2022.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Motivação

Além das constantes críticas internas de deputados a Bruno Peixoto, a escolha de Wilde Cambão tem motivos próprios: o deputado da cidade de Luziânia mostrou lealdade ao governador ao não se rebelar depois de ser preterido na eleição de 2020, em que o Palácio apoiou o atual prefeito, ex-deputado Diego Sorgatto (DEM). Cambão é considerado no governo como um parlamentar “bem relacionado e agregador”.

Tem mais!

Outro motivo para a escolha de Cambão, claro, é o posicionamento na base de um governista do PSD, partido cujo presidente, Vilmar Rocha, defende caminho de independência na eleição e 2022.

Cargo

A ex-vereadora Priscilla Tejota assumiu ontem o comando da Diretoria Financeira da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O comunicado foi divulgado por ela nas redes sociais. Ela comemorou a indicação do governador, da primeira-dama, Gracinha Caiado, e do vice-governador Lincoln Tejota.

União faz a força?

De volta ao comando da Federação Goiana dos Municípios (FGM), o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), confirma que prefeitos organizam consórcios para compra de vacinas contra a Covid-19, que serão destinadas às populações locais.

Exemplo

Haroldo defende ainda que o governo de Goiás adote a mesma postura, a partir do projeto aprovado pela Alego para que o estado possa adquirir imunizantes.

Cores

O deputado federal delegado Waldir Soares, que preside o PSL em Goiás, apresentou representação ao Ministério Público (MPGO) contra o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o secretário de Segurança Rodney Rocha Miranda por propaganda política irregular nos carros da Polícia Militar.

Foto: Novo grafismo de viaturas da Polícia Militar lançado em janeiro de 2021. (Crédito: Divulgação/PMGO)

Partidárias

Para o delegado, o novo grafismo dos veículos da PM é “nada mais, nada menos, do que uma nítida tentativa de promover o seu partido DEMOCRATAS, cujas cores adotadas são idênticas às utilizadas pelo referido partido (azul, verde e branco)”. A representação ainda espera aguarda distribuição no MPGO.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.