Sagres em OFF
Rubens Salomão

116 municípios goianos devem ter repasse menor de ICMS em 2023

Em Goiás, 116 dos 246 municípios devem registrar maior repasse de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), após sofrerem queda no Índice de Participação dos Municípios (IPM) para o exercício de 2023. Em 2022, foram 105 municípios que tiveram receita menor. Já em 2021, 138 cidades tiveram queda e outras 108 aumentaram o índice. As informações fazem parte de apuração da coluna Sagres em Off, com base em dados da Secretaria de Economia.

Municípios que geram mais ICMS ou cumprem mais metas de preservação ambiental recebem fatia maior do imposto. Em números absolutos as cidades com maiores percentuais na divisão do bolo do ICMS continuam sendo Goiânia, Rio Verde, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Entre elas, a única que teve variação positiva no IPM foi Rio Verde, que aumentou em 3,05%.

Rio Verde terá crescimento no ICMS. Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Verde

Destaque

Na lista de municípios que tiveram variações positivas o destaque vai para Guarinos que terá acréscimo de mais de 53,53% na relação com o IPM de 2022, seguido por Estrela do Norte (46,89%) e Amaralina (46,84%). Com maiores variações negativas estão Faina (-33,76), Cachoeira Dourada (-30,38); Minaçu (-19,72).

Como o ICMS é distribuído?

Segundo o artigo 158 da Constituição Federal, os municípios têm direito à cota-parte de 25% do ICMS. Atualmente a distribuição dos recursos será feita da seguinte forma: 85% na proporção da movimentação econômica, ou seja, da geração de riquezas pelos municípios, tecnicamente chamado de Valor Adicionado (VA); 10% é partilhado em cotas iguais para os 246 municípios; e 5% de acordo com o cumprimento de exigências para obter o ICMS Ecológico.

Atualização

Goiás têm se preparado para atender a uma atualização da Constituição Federal, feita em 2020. A Constituição alterou o percentual de proporção na movimentação econômica, agora é de 65%. Os demais 35%, os estados podem criar diferentes critérios, desde que pelo menos 10% sejam ligados as melhorias nos índices de Educação.

Educação e Meio Ambiente

Em relação a Educação, Goiás regulamentou por meio de decreto publicado em 30 de dezembro, os 10% relativos a melhorias no ensino. No entanto, a medida valerá somente a partir de 2025. 5% dos recursos já são distribuídos por meio do ICMS Ecológico, 10% é partilhado em cotas iguais para os 246 municípios, restando a serem atualizados de acordo com a Constituição Federal, os outros 10%.

Posses

A primeira segunda-feira de 2023 foi marcada por posses das Mesas Diretoras das Câmara Municipais de Goiânia e de Aparecida para o biênio 2023-2024. Na capital, Romário Policarpo (Patriota) tomou posse para o terceiro mandato à frente do legislativo goianiense. A eleição foi realizada de forma antecipada em 30 de setembro de 2021.

Foto: Presidente da Câmara, Romário Policarpo, no plenário da Casa. (Crédito: Gustavo Moraes Mendes/Divulgação)

STF

Romário Policarpo conseguiu se manter no cargo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O PROS moveu ação judicial questionando o terceiro mandato consecutivo de Policarpo à frente da Câmara de Goiânia.

“Gratidão aos vereadores, às pessoas sérias da cidade de Goiânia, que entenderam os motivos que levaram a tal e gratidão aos funcionários dessa casa, que estiveram conosco no início, no meio e no fim. Entro para a história dessa cidade como o único a ter sido presidente por três ocasiões”, destacou em discurso.

Após o recesso

Já o 1º vice, Clécio Alves (Republicanos), foi eleito deputado estadual e deixará a vaga em aberto. O presidente Romário Policarpo explicou que o substituto só deve ser definido a partir de fevereiro, após o recesso. Entre os cotados estão: Geverson Abel (Avante) e Léo José (Republicanos).

(Foto: Gustavo Moraes Mendes /Câmara Municipal)

Reconduzido

Já em Aparecida de Goiânia, o presidente André Fortaleza foi reconduzido ao cargo em eleição antecipada em outubro de 2021. Além dele, a Mesa Diretora também é composta pelo º Vice-Presidente, Gleison Flávio (MDB); 2º Vice-Presidente, Roberto Chaveiro (Podemos); 1ª Secretária, Valéria Pettersen (MDB) e 2º Secretário, Leandro da Pamonharia (Agir).

André Fortaleza tomou posse para novo biênio na Câmara de Aparecida. Foto: Arquivo.

Apoio

O deputado estadual eleito George Morais (PDT) manifestou apoio ao colega Bruno Peixoto (União Brasil) para a eleição da presidência da Assembleia Legislativa de Goiás. Peixoto tem o apoio de 40 dos 41 deputados. George Morais ligou para Bruno Peixoto antes da posse de Ronaldo Caiado, no último domingo (1º).

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.