Foto: Divulgação/SES-GO

Neste domingo, 13 de outubro, são homenageados profissionais responsáveis pelo bem-estar físico e manutenção das capacidades motoras das pessoas. Nesta data é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Ela foi escolhida por representar o dia da criação dessas profissões.

De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, em Goiás existem 7.430 fisioterapeutas com registro ativo e 394 terapeutas ocupacionais. Eles atuam em unidades de saúde públicas e privadas, clínicas e até em academias destinadas às pessoas com necessidades especiais. As unidades hospitalares da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) possuem profissionais de ambas as áreas para atender os pacientes internados ou que necessitam de recuperação física.

A fisioterapia é uma área da saúde envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano, que podem decorrer de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. O profissional da área é denominado de fisioterapeuta e deve ter formação acadêmica superior. Quem atua na fisioterapia está habilitado a trabalhar em hospitais, clínicas, centros de reabilitações, entre outras unidades de saúde.

Na saúde coletiva, o fisioterapeuta é responsável por promover ações que garantam a saúde de grupos de pessoas, podendo participar, por exemplo, de programas de fisioterapia do trabalho e de ações básicas de saúde. O profissional também é importante para realizar terapias de reabilitação com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Também ajudam na melhoria da qualidade de vida de idosos com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.

A terapia ocupacional é uma área relacionada com o estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente. Durante o tratamento, o profissional deve buscar meios para que a pessoa consiga aos poucos realizar essas tarefas garantindo assim seu bem-estar e independência. O curso de formação é de nível superior.

O terapeuta ocupacional, seja em clínicas, hospitais e unidades básicas, atua no tratamento de pessoas com dificuldades no desempenho de tarefas simples, sendo fundamentais características como paciência e amor pela área escolhida.

*Com informações da Secretaria da Saúde de Goiás