A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), informou nesta terça-feira (05) por meio de nota, que Goiânia terá 30 estações com 300 bicicletas compartilhadas até dezembro de 2016.

O projeto, que espalhará as bikes em pontos estratégicos da capital, funciona por meio de uma parceria entre setor público e iniciativa privada. Segundo o diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso, o objetivo da iniciativa é dotar a cidade de mais opções de locomoção complementar integradas aos demais meios de transporte, como o ônibus.

De acordo com Sávio Afonso, o uso de bicicletas tem aumentado com as construções dos trechos cicloviários pela Prefeitura de Goiânia. Com a instalação de estações de bicicletas em pontos estratégicos da capital, a circulação de bicicletas tende a crescer ainda mais, sobretudo nas proximidades dos equipamentos públicos.

Conforme dados da CMTC, cerca de 4% do total de habitantes de Goiânia já utilizam a bicicleta como meio de locomoção, sendo que 30% desta população também usa o transporte público. Diante deste cenário, Sávio Afonso avalia que o incentivo ao uso da bicicleta favorece a inclusão de parcela da população e preserva o direito de ir e vir dos cidadãos nos diferentes espaços da cidade.