Acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro, no Centro de Convenções de Goiânia, o 39º Congresso Espírita de Goiás. Palestras, oficinas e mesas- redondas serão oferecidas aos congressistas, porém uma programação para quem não se inscreveu também está confirmada. De acordo com Ivana Rainsk, coordenadora do Congresso, a interatividade será uma novidade no evento.

“Nós vamos estrear um novo formato, em que atendemos aquelas pessoas que gostam apenas de se sentar ali no auditório, ouvir a palestra e refletir com ela própria, mas nós também teremos espaços com bastante interatividade, espaços com mesas redondas e principalmente com oficinas. São grupos menores, com no máximo 50 pessoas, com atividades interativas para aqueles que gostam de perguntar. Com isso, temos uma grande quantidade de convidados de outros estados e aqui da nossa Federação Espírita do Estado de Goiás”, detalha Ivana.

Leia também: Congresso Espírita de Goiás volta ser presencial após dois anos

Além da interatividade, o Congresso também tem uma outra novidade: programação integrada entre jovens e adultos, algo que não aconteceu nas edições passadas.

“Uma outra novidade é a integração entre a programação da juventude com a do público adulto. Nós sempre tivemos durante o Congresso uma programação acontecendo paralelamente. Os jovens em um espaço, enquanto os adultos ficavam em outro, pois agora estaremos todos juntos”.

Programação para as crianças

Para as crianças, um evento paralelo está programado: O “Congressinho”, que será realizado em outra sede. A ideia é contemplar toda a família com o Congresso, com os “pais” tranquilos durante toda a programação no Centro de Convenções.

“Enquanto os pais estão acompanhando a programação doutrinária no Centro de Convenções, as crianças estarão no “Congressinho”, que neste ano vai acontecer na sede da Federação Espírita, que fica na alameda Ricardo Paranhos, no setor Marista. Ali, um grupo de evangelizadores prepara um ambiente totalmente voltado para a criança. A família toda é contemplada, desde os bebezinhos”

Aberto ao público

Mesmo quem não se inscreveu no Congresso, poderá participar de alguma forma. No domingo (20), na livraria montada especialmente para o evento, o dia inteiro será marcado por diversas apresentações.

“Nós temos na nossa livraria, no Congresso, uma programação chamada “Bastidores da Literatura Espírita”. Ali vamos conversar com escritores sobre suas obras. Palestrantes muito queridos, que também são escritores, também estarão conosco na livraria participando desse momento. Nós temos um pequeno auditório montado dentro de livraria e essa programação é aberta ao público em geral. Ela começa no domingo de manhã e se estende por todo o Congresso. As pessoas que quiserem ir nos fazer uma visita, conhecer um pouco do Congresso, sem necessariamente participar, serão muito bem-vindas”, explica Ivana, que ainda deu mais detalhes sobre as ações que estão marcadas para o domingo.

“Ainda temos uma programação aberta ao público no domingo à noite. No Teatro Rio Vermelho teremos uma noite de artes, com teatro, dança e música. Nos temos no auditório Lago Azul, a pintura mediúnica com o Florêncio Anton, um médium baiano, que faz um trabalho belíssimo, que inclusive também vai participar no domingo de manhã, de um debate no aspecto da ciência, feito em cima de uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia, inclusive teremos aqui conosco o professor José Garcia, que coordena esse grupo de pesquisa, a cerca da mediunidade. O Florêncio Anton é um dos médiuns pesquisados, então eles estarão juntos no domingo de de manhã levando toda a experiência. Lembrando que todos os quadros pintados pelo Florêncio serão sorteados entre os congressistas”

Feira Espírita

E quem for ao Congresso – inscrito ou não – também terá à disposição a Feira Espírita. Além da livraria, as pessoas poderão aproveitar outras atrações no local, que também servirá como um espaço de convivência.

“Montamos ali na entrada do Centro de Convenções, no Pavilhão Azul, uma grande feira, onde as pessoas vão encontrar além da livraria, os stands de várias instituições espíritas que aproveitam para apresentar os seus trabalhos. Também teremos uma praça de alimentação, além de outros expositores que levam artesanato, trabalhos manuais de forma geral. Um local muito agradável, de convivência, pra você reencontrar os amigo. Tenho certeza que as pessoas que ali estiverem, sairão com o coração aquecido pela mensagem consoladora que o espiritismo nos traz”, finaliza Ivan Rainsk.

Leia mais