Com o tema: “O Consolador Ante os Novos Tempos”, acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro, no Centro de Convenções de Goiânia, a 39ª edição do Congresso Espírita Goiás, que conta com palestras, mesas redondas e oficinas presenciais após dois anos em que aconteceu de forma virtual. Uma oportunidade para refletir durante o carnaval, um período de “desregramentos na vida das pessoas, que vale tudo”, como definiu Ivana Rainsk, ex-presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás.

“No período do carnaval, geralmente acontecem muitos desregramentos nas vidas das pessoas, que vale tudo. É um momento em que a energia da terra fica muito conturbada em função odos pensamentos, atitudes imprudentes. O fato de estarmos ali reunidos, voltados a Deus e às leis divinas, da responsabilidade de reencarnação, estamos contribuindo para uma harmonia melhor para o planeta”, explica Ivana, que também é coordenadora do Congresso.

Veja também: detalhes do 39º Congresso Espírita de Goiás

Tema central

Em entrevista ao Sistema Sagres de Comunicação, Ivana deu mais explicações sobre o tema da próxima edição do Congresso: “O Consolador ante os Novos Tempos”. A busca por respostas diante de tantos movimentos na vida cotidiana é o que move os três dias de discussão.

“Quando falamos do consolador, nos referimos à doutrina espírita, que nós entendemos ser o consolador que Jesus nos prometeu. O consolador, no espiritismo, tem as respostas pra todas as indagações que a comunidade faz. Quem somos nós, de onde viemos, pra onde vamos após a morte, qual a causa da dor e do sofrimento na terra. O espiritismo traz essas respostas de forma consciente e de forma lógica pra nós”, destaca Ivana.

Ivana Rainsk é coordenadora do 39º Congresso Espírita de Goiás

A abordagem sobre o tema do 39º Congresso Espírito de Goiás, tem como referência o livro “O Consolador”, ditado pelo Espírito Emmanuel e psicografado por Francisco Cândido Xavier. “Nessa obra, o espírito Emmanuel nos traz a doutrina espírita no seu tríplice aspecto: da ciência, da filosofia e da religião. Então vamos trabalhar em cima desses temas”, ressalta Ivana, que enxerga a necessidade de uma profunda discussão sobre o tema, afinal muitos ainda sofrem com as consequências da pandemia.

“Após a pandemia, que nós vivemos momentos de muita aflição, esse Consolador Ante os Novos Tempos, traz pra nós essa mensagem consoladora, que esclarece as coisas, porque vivemos essa pandemia como foi, por que alguns morreram e outros não. Por qual motivo vivemos”.

Retomada

De acordo com o Censo de 2010, 5 milhões de brasileiros são praticantes da doutrina espírita. Com a expansão da mensagem nos últimos anos, o encontro que antes acontecia de forma tímida no Colégio Emmanuel, no Setor Sul, em Goiânia, foi transferido para o Centro de Convenções. E depois de dois anos com o Congresso acontecendo de forma virtual por causa da pandemia, a retomada em 2023 já conta com cerca de 1500 inscritos. Um número abaixo das últimas edições presenciais, aliás, mais um desafio na tentativa de para mais pessoas a “boa mensagem”.

“Nós tivemos dois anos que o nosso congresso aconteceu de forma virtual por causa da pandemia. Esse é o ano da retomada e tem nos trazido muitas lições e desafios. Então esse ano, temos um número de inscritos muito abaixo do esperado. Em anos anteriores, em dezembro já esgotava todas as vagas. A gente observa que após a pandemia se acomodaram em casa e preferem ficar apenas no virtual, mas o que não devemos esquecer, é que o mundo virtual foi algo muito importante pra todos durante a pandemia, nada substitui o reencontro, o abraço com os amigos e a energia do local”, revela Ivana, que já participou de 25 edições do Congresso, e que também vê em outras religiões, caminhos para levar luz em um período tão complicado espiritualmente como o carnaval.

“Se outras religiões também se unem com esse propósito, estamos oferecendo vibrações de luz em um momento de muitas trevas. São muitos os efeitos de um fim de semana de loucura”, finaliza”.

Leia mais