Foi apresentado nesta terça-feira (19), o Plano Municipal de Vacinação de Aparecida de Goiânia contra a Covid-19. Nesta primeira etapa serão imunizadas 7,2 mil pessoas na cidade. De acordo com a coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, outras 7,2 mil doses estão asseguradas para a cidade, para que as pessoas sejam imunizadas com a segunda aplicação da vacina.

“Recebemos 7,2 mil doses apenas para a primeira aplicação e receberemos outras 7,2 mil para a segunda dose”, ressaltou Renata.

Serão vacinados idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, em torno de 150 pessoas, deficientes que vivem em abrigos, 54 pessoas, além de trabalhadores da Saúde de Aparecida. De acordo com a coordenadora, 40 % dos trabalhadores da Saúde serão imunizados.

“Nós queremos reforçar que neste primeiro momento, que as pessoas não procurem as unidades de saúde, vai chegar o seu momento de se vacinar. Os idosos e deficientes institucionalizados serão vacinados nas próprias instituições. Os profissionais parte atenderemos no próprio local de trabalho”, relatou a coordenadora.

Renata Cordeiro relatou que primeiramente a atenção será nos profissionais que estão lidando diretamente com a Covid-19 e depois os demais trabalhadores da Saúde, em Aparecida.

Contra indicação

A contra indicação neste momento é para gestantes e para lactantes.

Outras fases

Nas próximas fases da campanha, as vacinas disponíveis no município serão aplicadas em cinco postos: UBS Andrade Reis, UBS Bairro Cardoso, UBS Jardim Olímpico e em dois drive-thrus estruturados no estacionamento da Cidade Administrativa e no Centro de Especialidades.

Outras tratativas

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, explicou que estava tratando com três empresas o fornecimento de vacinas, mas depende de autorização judicial para Municípios e Estados adquirem vacinas próprias.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) ingressou com ação para verificar junto ao judiciário a possibilidade de compras de vacinas pelos governos estaduais e prefeituras.

“Amanhã começaremos a vacinação com 7,2 mil doses. Mantivemos conversações com três empresas, mas existe uma questão jurídica se municípios e estados podem adquirir vacinas. Vamos estar utilizando as vacinas disponibilizadas e continuar as tratativas”, afirmou o prefeito.

Gustavo Mendanha destacou que caso tenha autorização para comprar as vacinas, os profissionais de imprensa serão incluídos nos grupos prioritários de vacinação.