Na 65ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” o Carlos Alberto, paraciclista goiano. Natural de Anápolis, mas morando em Alexânia, Carlos é atleta da modalidade paralímpica há cinco anos e já participou de várias competições, inclusive das paralimpíadas de Tóquio.

Carlos tem uma deficiência na perna por ter desenvolvido poliomielite – paralisia infantil – na vertébra na coluna. De acordo com o paratleta, a limitação está na duas pernas, porém a esquerda foi em um grau a mais. “Isso atrapalhou minha locomoção e ganho de força”, relatou. No começo afirmou ter sido difícil por “ser do dia para noite. Já acordei com um caminhar diferente, sem força”. Apesar disso, não se importou tanto.

Competindo pelo paraciclismo, Carlos faz provas na estrada e pista, e afirmou que sua maior dificuldade é a falta de força nas pernas. Em 2017 conheceu a primeira prova da modalidade e em pouco tempo, já no ano seguinte, conseguiu realizar a primeira participação representando a Seleção Brasileira, no Mundial do Rio de Janeiro (pista). Os bons resultados com o Brasil o levaram para Tóquio.

“Eu não sei nem explicar em palavras como foi, mas foi muito bom, mesmo não conseguindo conquistar uma medalha. A experiência é o que faz a gente crescer. Em Paris (2024), se tudo der certo eu quero estar também e estar mais competitivo”.

De acordo com Carlos, a prova que tem um significado especial é o bronze no Mundial de Estrada no Canadá. “Meu maior feito até o momento”, frisou.

Carlos Alberto, paraciclista. (Foto: Arquivo Pessoal)

>>> 9&Gol #63 | Atleta do Goiás detalha preparação para disputa do Parapan-Americano de Tiro com Arco
>>> 9&Gol #64 | Pâmella Delgado e os desafios na presidência do Aragoiânia Esporte Clube

Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio

Mulheres na História

Marianne Vos é uma ciclista holandesa que compete na estrada e pista. A atleta é uma das mais influentes e importantes do esporte e tem no currículo o título de bicampeã olímpica, em Pequim e Londres. Por competir em outros tipos de modalidade, Marianne é multicampeã, como por exemplo na tricampeã mundial de estrada, duas de pista e sete em ciclocross.

Ao todo, são cinco ouros e oito pratas em estrada, três de ouro em pista e nove primeiros lugares no ciclocross, três pratas e três bronzes em ciclocross.